Vapt Vupt volta a atender somente por agendamento, informa superintendente da Sead em entrevista à RBC

Conforme Dioji Ikeda, do total de 70 unidades no Estado, 52 estão retomando o atendimento, mas cidadão terá de marcar com antecedência data e horário

O superintendente de Atendimento ao Cidadão da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Dioji Ikeda, afirmou na manhã desta quarta-feira, 22, durante entrevista ao radiojornal O Mundo em sua Casa, que novo decreto governamental que flexibilizou as regras de isolamento em Goiás autorizou a retomada do atendimento no Vapt Vupt. Mas isso será feito somente por meio de agendamento prévio. O programa das rádios Brasil Central AM e RBC FM foi apresentado por Marcelo Cabral e Rafael Mesquita.

Segundo Dioji, o atendimento está sendo retomado em quase todas as unidades. De um total de 70 Vapt Vupt no Estado, voltaram a funcionar 52. O atendimento só não será prestado ainda naquelas unidades que estão instaladas dentro de shoppings ou centros comerciais. Antes, porém, o usuário terá de acessar o site www.vaptvupt.go.gov.br e fazer ali o seu agendamento, para depois procurar a unidade municiado de todos os documentos necessários. “O cidadão vai comparecer à unidade com data e hora marcadas”, disse.

Sem aglomeração

O superintendente ponderou que o agendamento da prestação do serviço vai evitar a aglomeração de pessoas dentro dos Vapt Vupt. Foi adotado ainda o revezamento dos servidores. “De modo que as unidades não estão com seus quadros completos, tendo em vista que o atendimento também será escalonado”, acrescentou. As portas das unidades permanecerão cerradas, com um servidor na entrada devidamente identificado para atender o cidadão que comparecer. Ele verificará o agendamento e a documentação, para depois o usuário ter o acesso permitido ao Vapt Vupt. “Nenhum tipo de aglomeração acontecerá, nem dentro e nem fora da unidade”, garantiu.

Outras medidas de proteção foram adotadas, de acordo com Dioji Ikeda. Atendendo à determinação do governador, todas as janelas estarão abertas para proporcionar a circulação do ar, os servidores serão devidamente amparados com álcool em gel e água e sabão para fazer a assepsia das mãos, além de máscaras faciais. E ainda será respeitado um raio de distância de segurança (do usuário) para o atendimento. E alertou: o cidadão que for até o Vapt Vupt não deve esquecer também de usar a sua máscara. “Essa medida de segurança é para o cidadão e para a pessoa que está prestando o atendimento”, destacou.

O superintendente citou as unidades que retomaram o atendimento por agendamento na capital: da Praça Cívica, do Jardim Lozandes, da Rodoviária e da Praça da Bíblia. Essas unidades, junto com a do Setor Garavelo de Aparecida de Goiânia, estarão funcionando em dias normais, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; e aos sábados, das 8 às 13 horas. “Então (o usuário) pode escolher um desses dias para fazer o agendamento e possa ser atendido”, afirmou.

Ele lembrou ainda que está à disposição o Portal Goiás Digital, no endereço www.go.gov.br. Nele está uma gama de serviços para o cidadão, de forma facilitada, que funciona tanto pelo celular quanto pelo computador.

ABC Digital