TV Brasil Central mostra ao vivo a Procissão do Fogaréu

Encenada nas ruas da cidade de Goiás há 277 anos, a procissão, que não foi realizada nos dois últimos anos, por causa da pandemia da Covid-19, será retomada hoje, com a presença do público

Depois de dois anos suspensa por causa da pandemia da Covid-19, a Procissão do Fogaréu, parte importante da tradição católica na Semana Santa na cidade de Goiás, volta a ser encenada hoje (13) à noite, com toda pompa, beleza e circunstância, e será transmitida ao vivo pela TV Brasil Central (TBC). Ela mostra a perseguição dos soldados romanos a Jesus de Nazaré, nas ruas da cidade goiana, trazendo um espetáculo de grande plasticidade, onde os soldados, denominados farricocos, vestidos com túnicas e capuzes em forma de cone, usam tochas acesas durante a perseguição, que é acompanhada também por batuques de tambores e fica mais acalorada à medida que a perseguição aumenta.

Acontece há 277 anos, nas ruas da histórica cidade de Goiás, e é acompanhada também pelo público presente, composto por moradores e turistas que para lá se deslocam com o intuito de usufruir de um espetáculo de fé de rara beleza. Quem não puder ir até a cidade de Goiás pode acompanhar a transmissão ao vivo pela TBC, seja pelo sinal aberto, no canal 13.1, ou também pelo canal do YouTube da emissora. A transmissão, em Goiás, terá apresentação de Jerônimo Venâncio e Pedro Henrique Rabelo e, baseadas no estúdio, em Goiânia, estarão as apresentadoras Mazé Alves e Graça Torres, com comentários do músico Xexéu e do diretor do Instituto de Pesquisa e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), da PUC Goiás, Antônio César Caldas Pinheiro. A procissão sai do Museu de Arte Sacra da Boa Morte às 23h59.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.