Testagem de Covid da prefeitura chega à região noroeste de Goiânia

Secretaria Municipal de Saúde montou estruturas para os testes rápidos em duas escolas dos setores Jardim Liberdade e Morada do Sol

O superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes, e a apresentadora Henaura Avelar, nos estúdios da TBC

A prefeitura de Goiânia segue nesta semana a testagem em massa para detecção de Covid-19 iniciada no início do mês. De hoje até a próxima sexta-feira, 14, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão na região noroeste, nos setores Jardim Liberdade e Morada do Sol, das 8h às 17h.

Diferente da região norte, que iniciou os testes na última semana, a SMS resolveu agora dividir os locais de atendimento entre moradores que vão de carro (drive-thru, na escola Leonízia Naves, na Morada do Sol) e a pé, na escola Estefânia Alves Bispo, no Jardim Liberdade.

Os testes são do tipo rápido de antígeno, que identificam a presença do vírus no organismo, ou seja, se a pessoa está com o coronavírus, mas segue assintomática. A coleta de material para o teste é feita pela narina. Qualquer morador da região acima de 12 anos pode fazer o teste sem agendamento, desde que esteja sem sintomas e tenha tido contato com uma pessoa com suspeita ou confirmação da doença.

O resultado sai no próprio local e a pessoa que testar positivo já é atendida por um médico para as devidas orientações e procedimentos. A secretaria pede que o morador leve documento pessoal em que conste o CPF. A previsão é que sejam realizados sete mil testes por semana na cidade.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes, não é indicado que pessoa com sintomas vá a esses locais buscar pelo teste. “Não temos estrutura adequada lá para receber pessoas com sintomas, mesmo tendo médico para orientação dos casos positivos. Por isso, orientamos às pessoas com sintomas que procurem as unidades de saúde da cidade para atendimento e encaminhamento”, comentou Mauro Ternes em entrevista a Henaura Avelar no telejornal TBC1 desta terça-feira, 11.

ABC Digital