Temporais podem continuar na capital até 5ª, alerta Sistema de Meteorologia

Período de transição do verão para o outono é caracterizado por fortes temporais acompanhados de descargas atmosféricas e distribuição irregular das chuvas, causando muitos transtornos

Após o registro de forte temporal na tarde de segunda-feira, 5, em Goiânia, ocasionando transtornos como alagamentos, prejuízos aos moradores, estragos de vias públicas e interrupção no fornecimento de energia, há previsão de novas pancadas até a próxima quinta-feira, 8, situação que exige atenção da população e ação efetiva do poder público para minimizar os problemas. O alerta foi feito hoje, 6, pelo gerente do Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (Simehgo), André Amorim, durante entrevista ao programa O Mundo em Sua Casa das rádios Brasil Central AM e RBC FM.

Conforme explicou, esses temporais são comuns na transição do verão para o outono, sendo que abril é o último mês caracterizado como período chuvoso. “Até quinta-feira, os temporais podem ocorrer principalmente na parte da tarde e noite, de forma irregular, ou seja, grandes volumes em uma região e quase nada em outras, além da possibilidade de descargas elétricas”, afirmou André Amorim. O técnico também disse que essas chuvas pouco contribuem para melhorar a umidade do solo, porque caem rapidamente e escoam da mesma forma. Ele informou ainda que as projeções apontam estabilidade climática a partir da próxima sexta-feira.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.