Base de Caiado foi a grande vitoriosa das disputas locais, diz comentarista

Mardem Costa Júnior analisou no TBC1 os desdobramentos políticos das eleições municipais

Concluída a apuração do primeiro turno das eleições municipais deste domingo (15), o telejornal TBC1 desta segunda-feira (16) recuperou os principais fatos da disputa para as prefeituras e vagas nas câmaras municipais em Goiás. No estúdio, ao lado dos apresentadores Cássio Neves e Eva Taucci, o comentarista Mardem Costa Júnior analisou os desdobramentos políticos da eleição.

Segundo ele, a base do governador Ronaldo Caiado, consagrou-se a maior vitoriosa destas eleições, conquistando a maioria das 20 maiores cidades do estado. “O Democratas venceu em cidades importantes como Rio Verde e Luziânia e ao mesmo tempo o PSDB foi massacrado, simplesmente não ganhou nenhuma dessas 20 cidades. Essa eleição marcou uma transição entre grupos políticos, saiu de cena o grupo político de Marconi Perillo [ex-governador] e entrou em evidência do grupo político do atual governador Ronaldo Caiado” comentou Júnior.

Outros fatos importantes também foram lembrados, como a alta abstenção em Goiânia, que somou 30,7% de ausentes, a vitória quase unânime do prefeito reeleito de Aparecida de Goiânia (ele teve 95% dos votos válidos) e a confirmação da disputa no segundo turno na capital, entre Maguito (MDB) Vilela e Vanderlan Cardoso (PSD). Durante a apuração dos votos, chegou a notícia de nova entubação de Maguito Viela, internado em São Paulo com Covid-19.

A nova configuração de vereadores eleitos na Câmara Municipal de Goiânia e a disputa em segundo turno em Anápolis também entraram na pauta da análise política das eleições. Terceiro maior colégio eleitoral de Goiás, Anápolis terá seu comando decidido no próximo dia 29 entre o atual prefeito Roberto Naves (PP) e o ex-prefeito e deputado estadual Antônio Gomide (PT).

Confira a análise política completa das eleições:

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.