TBC produz reportagem especial sobre a chegada da energia elétrica à comunidade kalunga do Vão do Moleque, no Nordeste Goiano

Equipe da TBC participou de expedição que durou três dias para mostrar a chegada da eletricidade a uma das regiões mais carentes do Estado

O repórter Ítalo Yuri, em reportagem na comunidade kalunga do Vão do Moleque

Uma expedição de mais de três dias, mais de sete horas de gravação, conversas com personagens de origem quilombola que levam uma vida simples em uma região de difícil acesso de Goiás. Tudo isso para testemunhar como foi a chegada da energia elétrica a suas moradias e como esse fato vai melhorar as condições de vida dessa população. Um serviço comum para os moradores das cidades, mas que para os kalunga vai representar o resgate da cidadania, por meio do abandono das lamparinas.

Este é o tema da reportagem especial produzida pela equipe de reportagem da TV Brasil Central denominada “Energia elétrica chega à comunidade kalunga”. Produzida pelos repórteres Ítalo Yuri e Wellington Santos, o vídeo de cerca de 12 minutos de duração conta como a chegada da eletricidade foi recebida pelos moradores da comunidade kalunga do Vão do Moleque, situada nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás.

Para chegar até a região foram 500 quilômetros percorridos a partir de Goiânia até a cidade de Cavalcante, situada no Norte da Chapada dos Veadeiros, e depois mais 120 quilômetros por estradas de terra de difícil acesso. No local está situado um dos maiores territórios de remanescentes quilombolas do Brasil: o Vão do Moleque. Visitando os moradores, os repórteres da TBC colheram belas imagens e depoimentos emocionantes a respeito da chegada da energia elétrica.

Personagens

A dona de casa que agora pode transformar em realidade o sonho de ter aparelhos domésticos que vão facilitar sua lida diária; a estudante de matemática que aspira a se tornar professora na sua região; e o pedreiro que pode se tornar marceneiro com o uso da maquita e assim melhorar sua capacitação profissional e, por consequência, sua renda. Essas são algumas histórias que constam da reportagem.

As obras da construção da linha rural de distribuição de energia elétrica fazem parte do programa Luz para Todos, do governo federal, e são resultado da parceria do Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Políticas Sociais, com a Enel. A chegada da eletricidade representa uma nova etapa na vida dos moradores do Vão do Moleque, conforme relatam os repórteres da TBC.

Confira a íntegra da reportagem:

Governador e primeira-dama assistem à reportagem em primeira mão

Antes mesmo de ser exibida pela TV Brasil Central, a reportagem especial sobre a chegada da energia elétrica à comunidade kalunga foi assistida pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, Gracinha Caiado, no Palácio das Esmeraldas. 

Caiado destacou que esta é a função do Estado, mudar para melhor a vida das pessoas, levando água e energia elétrica. Ele citou a parceria com a Enel, que prevê investimento inicial de R$ 22 milhões que chegará a R$ 66 milhões até o final do projeto de levar energia elétrica para as comunidades kalunga. Destacou o caso do personagem que, com o uso da maquita, poderá ser, além de pedreiro, marceneiro e com condições de aprimoramento profissional.

A primeira-dama Gracinha Caiado lembrou que neste governo já esteve em Cavalcante em três ocasiões, sendo que o município é um dos mais carentes do Estado. Afirmou que muitos moradores viviam naquela região em situação de total abandono por parte dos governos, realidade que precisa ser mudada. Caiado cumprimentou a equipe da TBC pela realização da reportagem especial.

O vídeo completo está disponível abaixo:

ABC Digital