TBC Memória: prisioneiros de guerra que construíram bairro de Goiânia

Setor tradicional da capital contou com ajuda de detidos de guerra alemães na sua formação

O TBC Memória deste sábado, 12, volta em 1947 para contar a história de prisioneiros de guerra alemães que ajudaram a construir um dos bairros mais tradicionais de Goiânia. Com a participação do advogado, jornalista, professor e escritor Arthur Rios, o programa vai ao ar às 12h45, comandado pelo apresentador Enzo de Lisita.

Não é novidade que após o fim da Segunda Guerra Mundial, com a derrota alemã, dezenas de criminosos buscaram abrigo na América Latina, incluindo no Brasil. No entanto, uma história não tão explorada é sobre um grupo de prisioneiros que lutaram no conflito e se refugiaram em Goiás, em 1947. Nesta época o então governador de Goiás, Jerônymo Coimbra Bueno, atendeu a um pedido do embaixador britânico e recebeu 50 oficiais das forças armadas nazistas no estado. Estes, mais tarde, teriam ajudado a construir um dos bairros nobres da capital, o Setor Jaó.

O convidado, Arthur Rios, é morador do bairro e vai contar mais detalhes desta história. O TBC Memória é transmitido pela TV Brasil Central e também está disponível no canal da TBC no YouTube.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.