TBC Memória ganha vida própria no sábado na TV Brasil Central

Estreia vai contar história da primeira mulher do alto escalão da Polícia Civil de Goiás

Especial jornalístico da TV Brasil Central que iniciou como quadro dos telejornais da emissora, o TBC Memória vai ganhar vida própria, como programa, que estreia no próximo sábado, 3, às 13h, e reprise no domingo, 4, ao meio-dia.

Com duração de 15 minutos, o primeiro episódio contará a história de Maria Augusta Jungmann, primeira mulher a figurar no alto escalão da Polícia Civil em Goiás. Entre os anos de 1937 e 1942, ela foi oficial de gabinete de Galeno Paranhos, então chefe da polícia goiana, cuja sede está sendo reformada na Praça Cívica, no centro da capital.

A história de Maria Augusta será relembrada pela filha, a socióloga Ana Christina Cratz, que conversa com o apresentador Enzo de Lisita. Segundo o jornalista, o programa iniciará uma série alusiva ao aniversário de Goiânia, comemorado em 24 de outubro.

À esquerda, Maria Augusta Jungmann. À direita, o edifício da Chefia de Polícia, na década de 1940.

“A ideia do programa é recuperar esses personagens importantes, homens e mulheres esquecidos na construção de Goiás. Daí o mote que usamos de ser um programa ‘ajudando a preservar a memória de Goiás’”, comentou Lisita. Com ele na produção estão Célio Silveira, Norma Leitte e Fausto Borges.

De acordo com Mazé Alves, coordenadora do Núcleo de Conteúdo da ABC, o TBC Memória seguirá como quadro fixo dos telejornais TBC 1 e TBC 2, mas ganhou o status de programa em função de sua linguagem inovadora. Nos telejornais, o quadro vai ao ar sempre às quartas-feiras.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.