TBC Memória recebe o escritor e poeta goiano Miguel Jorge

Formado em Bioquímica, Direito e Letras Vernáculas, o goiano Miguel Jorge é professor universitário, escritor e poeta. Ele conta no programa como compartilhou as profissões no decorrer da vida.

Entre a faculdade de bioquímica em Minas Gerais e a docência na aqui na UFG, o artista goiano Miguel Jorge foi se apaixonando por romances, contos e poesias. Foi no Grupo de Escritores Novos (GEN), movimento de renovação literária que se iniciou em Goiânia em 1963, que Jorge se encontrou. Depois disso, ainda deu tempo para uma graduação em Direito, quando teve a certeza da paixão por letras, e decidiu cursar também Letras Vernáculas.

De lá para cá, Miguel Jorge já produziu 42 obras entre romance, literatura, infantil, infanto-juvenil, biografia, dentre outros. Sua obra consagrada é “Veias e Vinhas”, traduzida para o italiano e ainda virou filme. “Eu inovei, eu busquei vanguarda, modernismo, linguagem nova, perfis novos, daí nasceu uma literatura que chamamos de Literatura do Absurdo”, conta o poeta. Esta corrente literária é associada ao existencialismo e compõe o primeiro livro do autor, o “Antes do Túnel”. De acordo com ele, o livro surgiu de um sonho.

Miguel é o convidado do apresentador Enzo de Lisita, no TBC Memória deste sábado, 26. O papo está imperdível, o escritor fala sobre processo criativo, como conseguiu compartilhar as carreiras e outros temas. A edição vai ao ar às 12h45 na TBC, com reprise aos domingos ao meio-dia. Você também pode assistir o programa pelo canal do YouTube da TV Brasil Central.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.