TBC abre espaço para filmes goianos de curta metragem

O programa é o Curta Goiás, que exibirá todos os sábados, às 17 horas, dois filmes de curta metragem feitos pelos cineastas do estado

No próximo sábado (2) estreia na TV Brasil Central (TBC) o programa Curta Goiás, com a veiculação semanal de duas produções goianas em curta metragem. Idealizado pela equipe de produção da TBC, com o apoio do presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior, carrega consigo a ideia de abrir um espaço de divulgação do cinema goiano de curtas, inaugurando uma nova janela de exibição e trazendo consigo a valorização da produção local de curtas metragens.

Ao dizer como será o Curta Goiás, no Programa de Quinta desta semana, o jornalista e produtor Fausto Borges afirmou que a iniciativa abrirá também espaço para mostrar o contexto em que o filme foi feito (making of), falando ainda de custos, detalhes e especificidades dos bastidores da produção, o contexto em que foram realizadas, fontes de financiamento, participações e premiações em festivais. Na estreia do programa serão exibidos os seguintes filmes: "O Homem que não morava lá" (fic), direção e roteiro de Flávia Ferreira e Izzi Vitorio; e “Aniz, a bruxinha aprendiz”, animação, do Diretor Guilherme Araújo.

Detalhes

Os curtas são aqueles filmes de pequena duração. O gênero normalmente é adotado por cineastas independentes e produzidos com baixo orçamento. Não há um consenso sobre o tamanho. No Oscar, por exemplo, consideram-se curtas filmes de até 40 minutos, contando os créditos. A maioria dos festivais aceita até 30 minutos. O curta desempenha um papel importante dentro do cinema, ajudando a comunicar uma ideia em poucos minutos, seja para educar, refletir ou apresentar uma nova estética.

Através do Curta Goiás, a TBC que mostrar o que há de melhor no cinema goiano, artistas novos, artistas consagrados e a nossa cultura representada nas telas.

Produção: Ana Lúcia e Fausto Borges
Direção: Ana Lúcia
Apresentação: Ivan Abdalla

ABC Digital
 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.