Secretária Municipal de Saúde fala do quadro de pandemia de Covid-19 em Goiânia no TBC 1

Fátima Mrué disse que lotação atual das UTIs é compatível com reabertura do comércio na capital

A secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, e a apresentadora Michelle Bouson, nos estúdios da TBC

Apesar do aumento no número de casos e mortes pela pandemia de coronavírus em Goiânia, a secretária Municipal de Saúde Fátima Mrué diz que o quadro atual da doença é compatível com a reabertura comercial autorizada pela prefeitura, em função do aumento de leitos hospitalares. Segundo ela, a ocupação de leitos de UTI específicas para a Covid-19 está abaixo de 90% atualmente.

Com novas contratações de leitos na rede hospitalar privada da cidade pela prefeitura, o número de leitos hoje em Goiânia é de 230, entre UTI e enfermaria. “Assim que os leitos começarem a dar sinais de que não conseguem sustentar uma taxa de ocupação confortável, que é essa abaixo dos 90%, se mantendo aí por volta de 95%, 97%, as medidas mais importantes são sim as medidas restritivas, que podem ter um grau de extensão maior ou menor”, disse Fátima Mrué ao TBC 1 por videoconferência.

Segundo a secretária, a reabertura do comércio por parte da prefeitura foi uma “regularização do que já estava sendo feito”. “As pessoas já estavam nas ruas, já estavam fazendo suas comercializações de forma clandestina. Então, essas pequenas liberações que foram feitas, vieram com uma série de regras, de protocolos rigorosos que estão sendo cumpridos”, defendeu a titular da pasta da saúde da capital.

Fátima Mrué terminou falando do número de testes realizados e da aquisição de 100 mil novos testes para aplicação na cidade. Dos 12 mil testes já adquiridos, a Secretaria de Saúde aplicou 8 mil testes. Segundo ela, uma parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) também vai ajudar a ampliar a capacidade de testes no município. “Isso é muito importante porque quanto maior o número de infectados, maior é o número de testes que precisamos fazer”, afirmou.

Confira a entrevista completa:

ABC Digital