Secretaria de Saúde investe na proteção dos povos indígenas em Goiás

A data de 19 de abril celebra o Dia dos Povos Indígenas. Em Goiás, a Coordenação de Atenção à Saúde Indígena da Secretaria da Saúde dispensa atenção especial às aldeias em território goiano

Matéria veiculada no Jornal Brasil Central Edição da Noite desta terça-feira (19), data em que é comemorada o Dia dos Povos Indígenas, destacou as ações da Secretaria de Estado da Saúde voltadas à proteção e valorização das diferentes etnias indígenas existentes em Goiás. Na saúde, o Estado é referência nacional e o atendimento vai muito além das quatro aldeias indígenas em território goiano. Em 2021, a Secretaria da Saúde criou a Coordenação de Atenção à Saúde Indígena. A divisão veio para consolidar um trabalho que já era feito pela pasta.

Cada aldeia tem uma equipe básica de saúde, desenvolvendo e adaptando campanhas de prevenção a diversas doenças. "Temos ali uma série de costumes e culturas que são diferentes do nosso cotidiano urbano. O cuidado com o uso da máscara e o não compartilhamento de objetos foram reforçados. A adaptação desses costumes durante a pandemia implicou em muito diálogo", explicou o Willey da Silva, coordenador de Atenção à Saúde Indígena.

O trabalho durante a pandemia foi de fundamental importância para atingir resultados positivos, como explica o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Cleidson Tapirapé. "Tivemos apoio, com a distribuição de máscaras, álcool em gel, e também orientações. Foi oferecido também os testes rápidos para as comunidades das aldeias de Goiás", contou.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.