Secretários fazem balanço de suas pastas no TBC 24 horas

Virada jornalística contou com gestores de diferentes órgãos mostrando projetos e programas especiais de fomento ao desenvolvimento de Goiás

Secretários da administração estadual participaram como convidados especiais da programação do TBC 24 Horas, virada jornalística da TV Brasil Central desta quinta-feira (22). A programação da tarde do especial contou com as presenças do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e Agência Goiana de Habitação (Agehab), Pedro Sales, do titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e Rafael Lara, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Goiás.

Dividindo a bancada de abertura da tarde, Pedro Sales e Tiago Mendonça comentaram as principais realizações do governo em suas respectivas pastas. Sales destacou o conjunto de obras que o governo estadual vem tocando em todo o estado nos últimos anos. Dentre essas obras, o presidente da Goinfra destacou as parcerias com os mais de 150 municípios que receberam recapeamento asfáltico de avenidas e ruas importantes nessas cidades.

Sales destacou o período chuvoso e o perigo de estragos em pontes e estradas. Ele informou que a agência já escalou 20 regionais com mais de 50 equipes em regime de plantão para socorrer a população, caso as chuvas voltem a colocar as cidades em situação de isolamento neste fim de ano. “É difícil cercar tudo, todos os problemas derivados das chuvas, mas o Estado tem tido condições de responder prontamente a essas situações como nunca teve”, afirmou o presidente da Goinfra.

Também respondendo como dirigente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Pedro Sales destacou as políticas públicas da área da habitação que beneficiam milhares de pessoas, como o Aluguel Social. Já o secretário Tiago Mendonça, titular da pasta da Agricultura, enfatizou entre as ações da pasta a parceria com as prefeituras na doação de maquinários e na conquista de Goiás ser considerado Estado sem a doença aftosa agora sem vacinação.

“Isso foi um avanço enorme, que nos orgulha muito. Parabenizo a todos os servidores e principalmente à equipe de José Essado, presidente da Agrodefesa, que trabalhou muito para conquistarmos essa condição”, afirmou o secretário. Ele abordou também a força da agricultura goiana para além da produção de grãos, como a já pujante produção de uvas viníferas em várias cidades do estado.

OAB

Na sequência, a bancada do especial TBC 24 Horas recebeu o presidente da Ordem dos Advogados de Goiás (OAB-GO), Rafael Lara. Ele falou de diversos assuntos, enfatizando o trabalho da ordem em prol do desenvolvimento da advocacia goiana. Na interface dos advogados que atuam no serviço público, Lara elogiou o esforço do governo na negociação para zerar a dívida do Estado com a advocacia dativa. Reportagem exibida durante a entrevista mostrou o programa do governo que colocou em dia o pagamento dos advogados da advocacia dativa, que tinha 10 aos de atraso.

Segundo Lara, o governo destinou R$ 30 milhões para a negociação com os advogados que tinham valores a receber do Estado. No ano que vem, afirmou Lara, será feito um balanço de quem não aderiu à proposta para saber o que falta pagar aos profissionais da advocacia dativa. Ele finalizou informando os novos projetos da OAB-GO, como a Incubadora de Novos Escritórios, projeto em parceria com Sebrae, já com 580 inscritos. Na incubadora, jovens advogados terão cursos, capacitações e mentorias para o exercício da advocacia.

SIC e Goiás Turismo

A tarde do TBC 24 Horas foi encerrada recebendo o secretário da Indústria e Comércio (SIC), Joel Sant’anna Braga, e o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, que esteve no estúdio do Jornal Brasil Central Edição da Noite. Sant’anna Braga fez um apanhado das principais iniciativas que tem sido implementadas na pasta, em especial a criação de APLs (Arranjos Produtivos Locais) em vários segmentos em Goiás. Ele lembrou que Goiás tem conseguido sair mais rápido do que o país da crise provocada pela pandemia de coronavírus.

Uma reportagem da equipe da TBC ilustrou a entrevista, mostrando a queda no desemprego em Goiás ao longo deste ano registrada pelo IBGE. Batizado de Cinturões, Braga elencou os APL já em funcionamento, como o da moda da Região da 44, em Goiânia, os em implantação, como o de móveis do Jd. Guanabara, também na capital, e os de futuro breve, caso das gemas e metais, que vai fomentar o desenvolvimento do setor de pedras preciosas na região de Santa Terezinha e Campos Verdes.

Já durante o Jornal Brasil Central Edição da Noite, Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, relembrou que o setor foi um dos mais afetados pela crise econômica gerada pela pandemia de Covid, mas afirmou estar confiante na retomada, que já começou para o turismo em Goiás. Dentre as iniciativas que a agência tem tomado para acelerar a retomada do setor, Amaral citou a interlocução com empresários do trade turístico para novos investimentos, incluindo a ampliação de voos no aeroporto da capital e campanhas publicitárias ressaltando os principais pontos turísticos do Estado.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.