Secretário mostra como Goiás subiu três posições no ranking digital

Secretário Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima disse que foi feito um trabalho organizado para a inclusão de diversos serviços de atendimento ao público, para que o cidadão fizesse tudo virtualmente

Goiás subiu três posições e está em sétimo lugar entre os estados mais digitalizados do país. A informação foi repassada hoje, 5, pelo secretário Geral da Governadoria de Goiás, Adriano da Rocha Lima, em entrevista ao Jornal Brasil Central, observando que em 2019, quando a atual gestão assumiu o governo, Goiás figurava entre os dez piores nesse ranking, passando para o 10º melhor, no ano seguinte, e agora conquistando o sétimo lugar. Esse ranking é feito por uma secretaria do Ministério da Economia que cuida da digitalização dos serviços, medindo três eixos principais com vários critérios e, segundo Adriano, Goiás avançou muito em todos eles.

Ele ressaltou o importante trabalho conjunto da Secretaria Geral da Governadoria, da Secretaria da Administração (SEAD) e da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), para a obtenção desse resultado, trabalho que caracterizou como fundamental para que no futuro alcance posições melhores. “Quando assumimos em 2019, iniciamos um trabalho organizado, de passo a passo, para incluir diversos serviços em que o cidadão precisava se deslocar até um Vapt Vupt ou unidade do Detran e ele passou a poder fazer isso da sua casa, utilizando um aplicativo, o Expresso, ou através de um computador, acessando a internet”, afirmou.

Por isso mesmo, acrescentou, que o Governo de Goiás está a cada dia mais colocando novos serviços nas plataformas virtuais, “o que fez com que o Estado, no ano passado, já estivesse entre os dez melhores, e agora aumentamos três posições, estando entre os sete melhores”. Disse esperar que no ano que vem Goiás possa estar entre os três primeiros estados com mais serviços digitalizados. “Se evoluirmos ainda mais, poderemos chegar até ao primeiro lugar, porque o esforço que estamos fazendo nesse sentido é muito grande, de forma a colocar a cada dia um novo serviço, para facilitar a vida do cidadão”, assinalou.

Enfatizou que a tecnologia tem o papel importante não só de trazer coisas novas e facilidades, mas, “principalmente, melhorar a qualidade de vida do cidadão”, sendo que este também é o propósito do governo do Estado. Informou que a plataforma Expresso reúne todos os serviços já digitalizados do Governo do Estado, mesmo aqueles que no passado utilizavam um aplicativo específico do Detran ou da Secretaria da Economia ou da Agrodefesa.

Integração

Informou ainda que a plataforma tem uma outra facilidade, “que é a integração dos serviços federais também, de forma que a autenticação, através do gov.br, que permite acesso a todos os serviços federais, é a mesma que é utilizada para acessar o portal Expresso, e ali o cidadão tem toda a gama de serviços estaduais e federais”. Acrescentou que espera para breve, também, que os municípios todos estejam ali integrados nessa plataforma Expresso. “Quem não tiver, pode acessar tanto a Apple store como a Google play e baixar o aplicativo, que está disponível para qualquer tipo de celular, e também por via do computador pelo goias.gov.br e fazer seu cadastro inicial. A partir daí, com o login e a senha, ele acessa todos esses serviços do conforto da sua casa”, explicou.

Disse ainda que logo a plataforma deverá ultrapassar os 100 serviços, e que a população entendeu e importância e a facilidade desse modelo, que foi importante para até mesmo superar as expectativas iniciais. “Foi feito com muito cuidado para facilitar o acesso do cidadão e nesse momento de pandemia é importante porque evita que a pessoa saia de casa, pegue transporte público, enfrente fila e corra o risco de se contaminar com o novo coronavírus”, acentuou, afirmando que o cidadão do interior do Estado que por acaso não tenha computador ou telefone com acesso à internet poderá se dirigir a um totem, já instalado em várias cidades, como se fosse um terminal bancário, para resolver a sua necessidade.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.