Secretário de Mobilidade de Goiânia afirma que BRT começa a funcionar este ano

Informação foi dada por Horácio Mello em entrevista na terça-feira, 27, ao programa Boa Noite Goiás. Ele também anunciou projetos de modernização e melhoria do sistema de trânsito da capital

Até o fim deste ano, todo o trecho do corredor exclusivo para ônibus do transporte coletivo de Goiânia, denominado BRT (Bus Rapid Transit ou ônibus de trânsito rápido em tradução livre), entrará em operação, apesar dos gargalos que ainda precisam ser superados e a conclusão das obras de infraestrutura. A garantia foi dada pelo secretário de Mobilidade da Prefeitura de Goiânia, Horácio Mello, acrescentando que a implantação da obra entra agora na fase final, incluindo a Praça Cívica, cujo trabalho de readequação das vias será concluído nos próximos meses.

O titular da Pasta da Mobilidade enfatizou que, embora seja apenas uma linha, o BRT vai melhorar muito o transporte coletivo da capital, especialmente pela rapidez em todo o percurso, uma vez que o projeto prevê também a utilização de inteligência semafórica, em que os sinaleiros serão ajustados para criar onda verde, acelerando a trafegabilidade dos veículos. Horácio Mello anunciou também que, além da conclusão do BRT, muitos outros projetos serão implementados nos próximos seis meses, com abrangência sobre tráfego geral de veículos, ciclistas, motociclistas e pedestres. “Tudo que estiver ao nosso alcance, tanto em inteligência humana quanto em tecnologia, nós vamos usar para melhorar a mobilidade em Goiânia”, enfatizou ele.

Praça Cívica

Sobre as mudanças no trânsito ocorridas na Praça Cívica, com inversão de mãos, fechamentos e aberturas de ruas e desligamento de semáforos (em decorrência das obras do BRT), Horácio Mello explicou que as medidas são necessárias, sendo que o foco principal foi evitar que os motoristas passem pelo local. “A não ser que o cidadão tenha necessidade de acessar aquela praça, o ideal é evitar o local, porque fatalmente vai enfrentar engarrafamento”, argumentou o secretário. Ele adiantou também que, quando o BRT ficar pronto, o anel interno da Praça Cívica será destinado exclusivamente aos ônibus, tanto da linha principal quanto aos demais ônibus que servem os bairros e passam pelo local.

Ao longo do Boa Noite Goiás, o secretário Horácio Mello abordou diversos assuntos, tais como melhoria da sinalização vertical e horizontal de ruas e logradouros de Goiânia, conclusão do corredor de ônibus da Avenida T-7, criação de rotas alternativas para bicicletas e motocicletas, revisão dos abrigos de pontos de ônibus, eliminação de gargalos de trânsito em ruas e avenidas estratégicas da capital, ampliação e melhoria dos viadutos já existentes, criação de central de monitoramento do trânsito e muitos outros. Ele também respondeu diversos questionamentos e esclareceu dúvidas de telespectadores.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.