Seapa lança projeto de apoio à implementação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM)

Durante evento virtual, Pasta pretende incentivar os prefeitos a criar o Serviço de Inspeção Municipal, individualmente ou por meio de consórcio; também será lançada cartilha com todas as orientações

O Governo de Goiás está promovendo ações de apoio e incentivo à criação e à implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no Estado, por meio da adesão dos municípios. O projeto visa fortalecer os produtores e a agroindústria goiana e, ao mesmo tempo, garantir a segurança alimentar da população.

O evento de apoio à adesão ao SIM, por parte dos prefeitos, terá formato virtual, com transmissão às 14 horas desta sexta-feira, 14, no canal do YouTube da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O titular da Pasta, Tiago Mendonça, falou hoje de manhã sobre o projeto, em entrevista ao programa O Mundo em sua casa das rádios Brasil Central AM e RBC FM.

Consórcios

De acordo com o secretário, o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) vai promover o fomento à agroindustrialização e à produção agropecuária. “Ele vai dar segurança, tanto para o pequeno produtor quanto para os estabelecimentos que comercializam os produtos”, destacou. Tiago Mendonça lembrou que a lei permite a formação de consórcios de municípios. Isso porque o investimento com os profissionais pode onerar as prefeituras.

O evento tem como objetivo incentivar, o máximo possível, a adesão dos municípios ao serviço de inspeção, que vai favorecer a venda dos produtos, principalmente aqueles oriundos da agricultura familiar, disse o secretário. Segundo ele, o serviço de inspeção garantirá a segurança alimentar e a qualidade do produto que está sendo vendido. E, ao mesmo tempo, para quem produz, vai gerar uma oportunidade de novos mercados, porque se tem um serviço de inspeção, - seja estadual, municipal ou federal -, isso facilita a comercialização.

Foram convidados muitos prefeitos para o evento desta sexta-feira. O projeto conta ainda com o apoio da Federação Goiana dos Municípios (FGM). A Seapa está lançando também uma cartilha de orientação, para que todos os municípios possam criar o serviço de inspeção municipal ou participar de um consórcio.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.