Saneago amplia programa de coleta de óleo em Goiás

Programa Olho no Óleo compensa cliente com desconto na fatura de água para evitar que o produto vá para a rede de esgoto

A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) tem um programa especial para evitar que o óleo de cozinha dos clientes vá parar na rede de esgoto, causando entupimentos e prejuízos à empresa e aos próprios consumidores. É o Olho no Óleo, que incentiva a entrega do produto usado em unidades da empresa.

O município de Santa Helena passa a integrar o programa, já presente em Goiânia, Anápolis, Cidade de Goiás, Itumbiara e Morrinhos. Camila Roncato, superintendente de Meio Ambiente da Saneago, falou sobre o programa no Jornal Brasil Central desta segunda-feira, 13. Segundo ela, os moradores podem juntar o óleo usado, em garrafas tipo PET, e entregar em unidades da companhia ou no Vapt Vupt.

Ao entregar o material, o cliente recebe uma bonificação na forma de crédito para a próxima fatura. Cada litro de óleo vale 50 centavos de crédito. Esse óleo é encaminhado à produção de biodiesel, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Estudos realizados pela Saneago apontam que 25% dos entupimentos de esgoto são causados pelo descarte incorreto de óleo em pias e ralos. Desde 2012, o programa já recebeu mais de 529 mil litros de óleo.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.