Saúde alerta para avanço dos casos de dengue no Estado

Somente este ano foram notificados quase 17.600 casos da doença, dos quais 6.100 confirmados; situação é preocupante pois o pico dos casos costuma ocorrer em abril

Em Goiás, já foi registrado neste ano aumento de mais de 203% no número de casos de dengue em relação ao mesmo período de 2021. Até o final da primeira semana de fevereiro, foram 17.600 casos notificados e mais de 6.100 confirmados, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Reportagem sobre o assunto foi exibida no Jornal Brasil Central desta quarta-feira (16).

O coordenador estadual de Dengue da Pasta, Murilo do Carmo, avalia que esses números são preocupantes, uma vez que historicamente o Estado atinge o pico de casos da doença por volta do mês de abril. “Nós estamos em meados de fevereiro, e ainda vamos aumentar mais a quantidade de casos, além também de febre chicungunha que está acontecendo em Goiás”, alerta ele.

Atualmente, 62 municípios goianos apresentam alto risco para a transmissão da doença, ou seja, têm registro de mais de 300 casos por grupo de mil habitantes. Para auxiliar os municípios no combate ao mosquito transmissor, a Secretaria de Saúde adquiriu 20 bombas pesadas, conhecidas como carros fumacê. Eles já estão sendo montados e todos equipados. O coordenador lembra ainda que a participação da população é importante na vistoria de locais de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.