RBC e TBC repercutem importância da Independência do Brasil

Emissoras da ABC entrevistaram historiadores para lembrar o contexto histórico da separação brasileira de Portugal

Esta segunda-feira, 7 de setembro, marca mais um ano da Independência do Brasil de Portugal. A relação entre metrópole e colônia foi rompida há 198 anos. Para lembrar a importância do chamado Dia da Pátria, as emissoras de rádio e TV da Agência Brasil Central (ABC) entrevistaram historiadores para contextualizar os fatos que levaram à independência brasileira.

Pela manhã, no radiojornal O Mundo Em Sua Casa, das rádios RBC FM e Brasil Central AM, o historiador Givaldo Corcinio relembrou fatos históricos importantes que antecederam o 7 de setembro de 1822, como a vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil em 1808. 

Doutor em História pela UFG, Corcinio falou aos apresentadores Emmerson Kran e Roberto Cândido. É dele também o texto publicado no site da ABC mostrando a relação da então Província de Goiás com os acontecimentos históricos que culminaram na independência brasileira no século 19.

No TBC 1

No telejornal TBC 1 da TV Brasil Central foi a vez do também historiador Sérgio Duarte conversar com a apresentadora Henaura Avelar. Por videochamada, Buarque destacou as crises dos sistemas coloniais europeus em meio à propagação de ideias liberais que culminaram com a separação política definitiva do Brasil. Mas ele chama a atenção, no entanto, para a continuidade da dependência econômica da ex-colônia portuguesa na América do Sul.

“Na prática, a estrutura social não mudou nada. Continuamos escravistas, continuamos produzindo para exportação e sob influência da Europa, tanto econômica quanto cultural e os excluídos continuaram excluídos [da sociedade]”, avaliou o historiador falando também dos desdobramentos pós-independência, já sob o reinado de Dom Pedro II.

Confira a entrevista completa:

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.