Psicóloga orienta pais a lidar com aprendizagem dos filhos em casa

Elizabeth Lemes participou do TBC 1 e enfatizou que os pais devem se preocupar mais com apoio emocional aos filhos neste momento

A apresentadora Eva Taucci e a doutora em psicologia Elizabeth Lemes, nos estúdios da TBC

Acompanhar a contento as aulas e tarefas remotas dos estudantes em casa tem sido uma das grandes dificuldades de pais ou responsáveis durante a pandemia de coronavírus. Muitos reclamam de falta de conhecimento para tal, o que eleva a tensão e conflitos no processo de ensino e aprendizagem em domicílio.

Para tratar desse assunto na coluna Bate-papo do Dia, do telejornal TBC 1, a apresentadora Eva Taucci conversou nesta terça-feira, 19, com a doutora em psicologia Elizabeth Lemes, que é assessora pedagógica da Secretaria Estadual de Educação na regional de Aparecida de Goiânia.

Segundo ela, os pais não precisam se sentir responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos filhos, nem achar que precisam dar conta de todas as tarefas destinadas a eles. “O que os pais podem fazer é colaborar nas competências emocionais dos filhos durante esse processo”, disse sugerindo ainda que os pais mantenham-se em contato com a escola, de preferência com os responsáveis pela coordenação pedagógica da instituição.

Outra dica que a especialista deu é para os pais não ficarem o dia inteiro ocupados com as atividades escolares das crianças. Segundo ela, é importante estabelecer horários, inclusive coincidentes com os horários que eles teriam nas escolas. “É preciso ter espaço para outras coisas com as crianças, explicar que isso é uma fase, que esses conteúdos serão revistos depois com as professoras em sala de aula”, enfatizou a psicóloga educacional.

A entrevista completa pode ser conferida abaixo:

ABC Digital