Projeto Pinacoteca: dirigentes da Agav visitam a Brasil Central

Presidente e diretor financeiro da Associação Goiana de Artes Visuais vieram tratar de detalhes da parceria que dará origem à Pinacoteca da Agência

O presidente da Associação Goiana de Artes Visuais (Agav), Pedro Galvão, acompanhado do diretor financeiro da entidade, Valdir Ferreira, estiveram na manhã desta sexta-feira (13) na Agência Brasil Central. Eles trataram com os servidores da Agência, Alan Kardec (artista plástico Dek), e Reginaldo Soares de Azevedo (artista plástico e museólogo), os detalhes da parceria que dará origem à Pinacoteca da ABC.

Pedro Galvão disse considerar importante o projeto, que vai divulgar os trabalhos dos artistas plásticos goianos. “Além disso, esses trabalhos vão ficar em exposição para quem visita o local e isso dá uma visibilidade muito grande para o artista e também para a Agav”, destacou. O presidente da entidade adiantou que a adesão dos artistas plásticos ao projeto tem sido grande e já são mais de 20 obras a serem doadas. “Nós estamos fazendo com que eles mandem os seus currículos, os releases e as obras que vão doar para essa Pinacoteca”, informou. 

Conexão 

O diretor financeiro da Agav e ex-presidente da entidade, Valdir Ferreira, adiantou que vai doar uma obra de sua autoria para a Pinacoteca da ABC. “Acho importante essa abertura de mais um espaço para que os artistas possam mostrar seu trabalho”, declarou. E acrescentou: "Quiçá outros veículos fizessem isso também, dando essa abertura para nossos artistas. É primordial levar nossa cultura, essas obras, a quem precisa realmente estar conectado com isso”. Lembrou que a Agav conta hoje com mais de 150 artistas associados.
.
Idealizador do projeto, Dek, contou que tem essa ideia há muito tempo. “E agora nós tivemos um aval total do nosso presidente (Reginaldo Júnior) para que a gente pudesse criar essa Pinacoteca, que é uma reunião expressiva da arte goiana”. Lembrou que a ABC vai disponibilizar toda a sua mídia digital e convencional nos seus telejornais e programas para divulgar os artistas e seus ateliês. “Acho que isso é muito importante, porque é uma via de mão dupla, onde a parceria ABC-Agav pode dar um profícuo resultado, tanto para o artista quanto para Agência, em um fato quase inédito em que um órgão público vai construir uma pinacoteca de arte”, avaliou. 

O servidor Reginaldo Soares vai acompanhar a realização das reportagens a respeito dos ateliês dos artistas, e fará o trabalho de catalogação e de todo o suporte técnico para a criação do acervo da Pinacoteca da ABC. “Vou fazer a parte da Curadoria, para olhar o aspecto da obra, como ela foi feita, sua estrutura, seu estilo, enfim, todo esse arcabouço que se fala de artes vou visualizar e tentar trazer a melhor obra possível para nosso acervo”, informou.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.