Programa Estadual de Bioinsumos vai modernizar produção agrícola e pecuária

Projeto objetiva incentivar a produção, fortalecimento e ampliação do uso de tecnologias sustentáveis nos processos de produção de alimentos, reduzindo os impactos no meio ambiente

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, discorreu hoje, 7, sobre o Programa Estadual de Bioinsumos, cujo projeto de criação foi enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, que tem como objetivo estimular a produção e uso de produtos, processos e tecnologias de origem vegetal, animal ou microbiana visando a modernização da produção agropecuária.

Em entrevista ao programa O Mundo em Sua Casa, das rádios Brasil Central AM e RBC FM, o titular da Agricultura enfatizou que o uso de bioinsumos é crescente em todo o mundo, justamente pela exigência dos mercados consumidores que demandam produtos de qualidade cada vez melhor, obtidos com menos impacto sobre o meio ambiente. “Todo esse esforço visa colocar Goiás como referência nacional na produção agrícola e pecuária em conformidade com sistemas eficazes e tecnologias avançadas de sustentabilidade”, afirmou.

O projeto do Executivo Estadual prevê também a criação do Mapa Estadual da Sustentabilidade que, conforme Antônio Carlos, tem como foco a coleta de informações, divulgação de dados e tendências de mercado, bem como estimativas de consumo de bioinsumos. A meta é beneficiar as cadeias produtivas da agricultura e pecuária, pela substituição gradual de produtos de base química por aqueles de origem biológica, animal, vegetal ou microbiana. “Estamos passando por um momento de evolução, com cobrança maior do uso de produtos, processos e tecnologias que sejam sustentáveis, sem interferir de forma negativa no meio ambiente”, reforça Antônio Carlos.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.