Professor dá dicas de como se preparar em casa para o Enem

Carlos André falou ao telejornal TBC 1 e sugeriu aos estudantes manter o mesmo tempo de estudos de antes da pandemia

A apresentadora Michelle Bouson e o professor Carlos André, nos estúdios da TBC

Medida que tem gerado muita polêmica entre estudantes e suas famílias, o Ministério da Educação resolveu manter o calendário de provas do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem, apesar da crise provocada pelo novo coronavírus. A principal crítica à medida lembra que os alunos estão sem aulas presenciais e cerca de 30% das famílias não possuem acesso à internet, o que limitará a preparação desses estudantes.

Para comentar o assunto e dar dicas de como estudar nesse cenário, a apresentadora Michelle Bouson conversou nesta terça-feira, 12, com o professor Carlos André na coluna Bate-papo do Dia do telejornal TBC 1. André criticou inicialmente a decisão do governo de manter o exame, lembrando que em outros países vizinhos, como Argentina, optou-se por manter o cancelamento dessas provas.

“Mas já que o Enem foi mantido, é fundamental que o ritmo de estudos continue sendo o mesmo. Primeiro, verificando os materiais didáticos que já estavam preparados pelas escolas, que são os resumos das matérias, os temas de redação que podem ser cobrados no exame, entre outros. É importante também manter o tempo dedicado aos estudos, se o estudante dedicava 8h de estudo fora da escola, é preciso manter esse tempo e acrescentar aquele tempo que ele tinha em sala de aula nos estudos em casa”, sugere o professor. 

Confira a íntegra da entrevista:

ABC Digital