Produto Interno Bruto goiano de 2019 cresceu 2,2%

Alta foi quase o dobro da nacional e levou Goiás à nona colocação no ranking das maiores economias do país

O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu 2,2% em 2019 somando R$ 208 bilhões, mostra levantamento do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). O resultado foi puxado pela indústria, serviço e agropecuária e levou Goiás à nona colocação do PIB nacional.

O crescimento do PIB goiano representou quase o dobro do crescimento nacional, que foi de 1,2% naquele ano, segundo o IBGE. Apesar da crise provocada pela pandemia, o estado tem mantido crescimento. Segundo o IMB, no segundo trimestre deste ano, o PIB goiano cresceu 4,4%.

Segundo Anderson Teixeira, gerente de Estudo do IMB, o crescimento refletiu uma confiança do empresariado no novo governo, que promoveu um “saneamento fiscal das contas públicas”. No cômputo setorial, o PIB industrial cresceu 2,9%, o setor de serviços aumentou 1,9% e a agropecuária cresceu 1,4%. O crescimento elevou também o PIB per capita goiano em 2019, fechando em R$ 29.732,40, alta de 5,2% em relação a 2018.    

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.