Procurador do Trabalho explica objetivos e metas da campanha Abril Verde

Prevenção e redução dos acidentes do trabalho são tarefas que exigem medidas de controle e segurança adotadas pelas empresas e instituições,bem como a conscientização continuada dos trabalhadores

Em entrevista hoje, 5, ao programa o Mundo em Sua Casa das rádios Brasil Central AM e RBC FM, o procurador do Trabalho do Ministério do Trabalho em Goiás, Januário Justino, discorreu sobre a questão dos acidentes de trabalho, que se agrava em todo o Brasil inclusive por causa da pandemia da Covid-19, e falou sobre a campanha Abril Verde, desenvolvida ao longo deste mês, com o objetivo é conscientizar trabalhadores e homenagear a memória das vítimas de acidentes e pessoas acometidas com doenças relativas ao trabalho.

Conforme Januário Justino, a situação se tornou ainda mais grave com a chegada da pandemia. Ele disse que os cuidados com a doença não podem se resumir ao uso de máscaras, uso de álcool gel e distanciamento entre pessoas. “A questão é mais profunda quando se trata de grandes corporações, quando se leva em conta o uso do transporte público e outras situações que contribuem para a transmissão da doença”, observou, acrescentando que há programas e normas que devem ser adotadas pelas empresas, além da conscientização permanente dos trabalhadores para evitar novas contaminações.

Januário Justino abordou também os problemas mentais e emocionais causados pela Covid, cujos efeitos só serão sentidos e avaliados no futuro. “O trabalhador que realiza seu trabalho temendo ser contaminado, ou aquele que já se curou e teme a reinfecção, certamente correm risco de desenvolver distúrbios mentais”, reforçou. O procurador afirmou ainda que o mesmo se aplica aos profissionais da saúde que atuam em elevado nível de estresse, cujas consequências só serão sentidas posteriormente. Ao final, ele disse que a Procuradoria do Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal atuam para orientar, averiguar fatos e reduzir acidentes de trabalho em todas as áreas.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.