Procon Goiás realiza operação no Aeroporto Santa Genoveva

Uma equipe do órgão fará plantão no local em horário comercial para atender os consumidores que tiverem voos cancelados pelas companhias aéreas

O Procon Goiás está iniciando nesta quinta-feira, 13, operação junto à Infraero, no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Uma equipe do órgão ficará de plantão no local, em horário comercial, para atender os consumidores que tiverem seus voos cancelados pelas companhias aéreas. 

A informação é do superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, que concedeu entrevista ao programa O Mundo em sua Casa. Segundo ele, os consumidores que estiverem com voos programados para os próximos dias, e esses voos forem cancelados pelas companhias aéreas, têm o direito ao reembolso do valor que foi pago pelo seu bilhete aéreo, bem como uma realocação, onde ele pode optar pelo reembolso ou ser realocado em outro voo.

“Aqueles casos em que o consumidor está em conexão, ou já realizou parte de sua viagem, a companhia aérea tem a obrigação de realocá-lo e custear suas despesas iniciais devido a esse cancelamento que faz com que o consumidor fique na cidade além do programado”, afirmou o superintendente do Procon.

Indenização

Ele acrescentou que todo prejuízo que o consumidor obtiver com esse cancelamento, como pagamento de reserva de hotel por exemplo, é passível de indenização. Nesse caso, ele pode procurar, via administrativa, a companhia aérea, ou então os órgãos de defesa do consumidor. Não logrando êxito, deve procurar o Judiciário para assegurar uma indenização por danos materiais e morais.

Também é possível procurar o Procon Goiás, assegurou. “Nós estaremos, de inicio, tentando um acordo entre as partes. Não logrando êxito, instauramos processo administrativo em desfavor dessas companhias aéreas com o objetivo de garantir o direito do consumidor, seja referente ao reembolso ou à realocação de outro voo de acordo com a conveniência do consumidor”, afirmou. O Procon Goiás pode ser contatado pelo telefone 151 ou por meio do site procon.go.gov.br.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.