Presidente do Conselho de Educação fala sobre aulas durante a pandemia no TBC 1

Flávio Roberto de Castro disse que volta às aulas presenciais só será definida com base em informações dos órgãos de saúde; nova reunião do conselho está marcada para meados deste mês

A apresentadora do TBC 1, Eva Taucci, e o presidente do Conselho Estadual de Educação. Flávio Roberto de Castro, nos estúdios da TBC

Com o adiamento das aulas presenciais nas redes pública e privada de ensino em Goiás, os pais têm encontrado dificuldades para lidar com as aulas dos filhos pelo computador e também para seguir bancando as mensalidades nas escolas particulares. Para falar sobre as dúvidas e inseguranças geradas nesse contexto, a coluna Bate-papo do Dia do telejornal TBC 1 recebeu o presidente do Conselho Estadual de Educação. Flávio Roberto de Castro.

Ele informou que a volta das aulas presenciais segue indefinida, com nova reunião do colegiado marcada para meados deste mês. Será nesta reunião que o conselho estudará se haverá condições de vislumbrar uma data de retorno, bem como saber se o calendário escolar será alterado. Mas isso, sublinhou, depende de informações e orientações dos órgãos públicos de saúde. Ele também chamou atenção para a manutenção do diálogo e acordos entre as famílias e escolas.

“O conselho defende que se mantenha a conexão entre as famílias e as escolas, para preservar o sistema educativo do estado. É claro que a gente entende que não compete aos pais a escolarização, em qualquer nível, mas entendemos também que os pais não podem se furtar de ajudar a comunidade escolar nesse momento de exceção que estamos passando”, comentou.

No bate-papo com a apresentadora Eva Taucci, Flávio Roberto respondeu também às perguntas dos telespectadores sobre ensino pelo computador, mensalidades escolares, alteração do calendário escolar e outros assuntos.

Aulas pelo rádio e pela TV

Para auxiliar os alunos da rede pública de Goiás nesse período, os veículos de comunicação da Agência Brasil Central (TV Brasil Central e rádios Brasil Central AM e RBC FM), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), estão transmitindo vídeo aulas diariamente. O programa Seduc em Ação vai ao ar em dois horários, às 10h e às 15h, com aulas que contemplam conteúdos dos ensinos médio e fundamental, ministradas por professores da rede estadual de todas as disciplinas da grade curricular.

Além da TV e das rádios, as aulas do Seduc em Ação podem ser vistas ao vivo na página da TV Brasil Central no Facebook. E o canal da TBC no Youtube também arquiva as aulas em uma playlist, que pode ser acessada a qualquer momento.

A íntegra da entrevista de hoje está disponível no TBC 1 está disponível abaixo:

ABC Digital