Prefeitura inicia testagem de Covid em domicílio

Diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Grecia Pessoni disse que serviço foi criado para evitar circulação de pessoas potencialmente contaminadas

O cidadão goianiense que apresentar sintomas da Covid 19 já pode fazer o exame de detecção gratuitamente sem sair de casa. O agendamento é feito pelos telefones da Central Humanizada de Orientações Sobre Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Goiânia.

Para falar como funciona o serviço, o radiojornal O Mundo em Sua Casa desta sexta-feira, 2, contou com a participação da diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Grécia Carolina Pessoni. Ela conversou com os apresentadores Paulo Henrique Santos e Roberto Cândido.

Grécia Pessoni explicou que o serviço é voltado tanto para quem apresente os sintomas ou para quem não tem sintomas, mas convive com pessoas já diagnosticadas com a doença. Quem se enquadra nesses perfis pode solicitar o serviço pelos telefones 3267 6123 ou 98599-0200 (com WhatsApp). Esses contatos são da Central da Secretaria Municipal de Saúde que agendará a visita na casa do cidadão.

“Esse serviço foi criado para evitar que as pessoas com suspeita de Covid fiquem circulando pela cidade à procura por testes, mesmo que seja em nossas unidades de saúde, e para dar uma comodidade maior para essas pessoas”, disse Grecia citando os que são do chamado grupo de risco para a doença: idosos, grávidas, pessoas com doenças sob controle médico, como diabetes, hipertensão, entre outras.

Segundo ela, são dois tipos de exames oferecidos no serviço, ambos realizados pela coleta de material do nariz. Um dos critérios que a equipe do serviço observa é o tempo de contágio da pessoa, entre 3 e 7 dias dos primeiros sintomas ou do contato com pessoas que já testaram positivo para a doença. Grecia Pessoni terminou informando que uma vez detectada a doença, a pessoa seguirá com acompanhamento pela equipe de saúde da secretaria até seu completo restabelecimento.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.