Prefeitura de Goiânia segue discussões do Plano Diretor na Câmara

Secretária de Finanças, Zilma Campos falou ao radiojornal O Mundo em Sua Casa e disse esperar pela votação do projeto em setembro

Projeto da Prefeitura que tramita na Câmara de Vereadores da capital, a revisão do Plano Diretor tem preocupado o Ministério Público de Goiás, que sugeriu suspender as discussões em função da pandemia de coronavírus e da proximidade com as eleições municipais deste ano.

Apesar disso, tanto o Executivo quanto o Legislativo seguem tentando fazer a proposta avançar, celebrando acordos com o judiciário para estabelecer um calendário de atividades que permita a participação popular e o encaminhamento da proposta à votação ainda neste ano.

Para comentar o assunto, o radiojornal O Mundo em Sua Casa desta segunda-feira, 3, contou com a participação de Zilma Campos Peixoto, secretária municipal de Planejamento de Goiânia. Ela foi entrevistada pelos apresentadores Ernesto Fleury e Lucas Nogueira. O Mundo em Sua Casa vai ao ar diariamente às 7h da manhã pelas rádios RBC FM e Brasil Central AM.

Plano Diretor é a legislação que disciplina a ocupação do território dos municípios, regulando áreas industriais, comerciais e residenciais. O objetivo é gerar desenvolvimento socioeconômico com preservação ambiental e do patrimônio.

A prefeitura da capital está propondo uma série de mudanças no Plano Diretor. Segundo a secretária, a Câmara vem atendendo aos pedidos dos promotores e espera que o debate e votação do projeto sejam retomados e concluídos até setembro, antes do início das campanhas eleitorais deste ano.

“No último dia 28 [de julho], o presidente da Câmara Romário Policarpo, em tratativa com o Ministério Público, apresentou um novo cronograma, prevendo as audiências públicas online e também as presenciais na Câmara. A gente acredita que o MP retornando essa semana esse pedido, pra ver se poderá ter realmente condições de dar prosseguimento às audiências, poderemos cumprir assim a exigência legal e poder finalizar a avaliação com participação popular e passar então à votação do projeto de lei 023”, disse a secretária Zilma, que coordena a revisão do Plano Diretor.

ABC Digital