Prefeitura de Goiânia faz nova rodada de testes de Covid na população

Superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Yves Mauro explicou a metodologia no TBC 1

O superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes, e a apresentadora Michelle Bouson, nos estúdios da TBC

A prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado, 11, nova rodada de testes de Covid-19 na população. Serão testados cerca de 2600 moradores distribuídos pelos sete distritos sanitários da cidade (Centro, Sul, Sudoeste, Leste, Noroeste, Norte e Oeste), o que envolve mais de 50 bairros.

A escolha das residências dos moradores que serão convidados a fazer o teste é feita por geoprocessamento, a partir de dados cadastrais do morador na prefeitura. O objetivo dos chamados inquéritos de saúde é verificar o comportamento da doença e da população na pandemia, disse o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes.

Ele detalhou a quarta rodada de testes de Covid-19 na capital em entrevista à apresentadora Michelle Bouson do TBC 1. Ternes diz que os inquéritos ajudam a embasar medidas de contenção da doença, como a identificação da transmissão intradomiciliar do vírus.

“Observamos isso no inquérito anterior. Em algumas residências onde foi confirmado um caso de Covid, cerca de 50% das pessoas daquela residência também tinha Covid. Isso demonstra que a pessoa que tá circulando e não toma o cuidado necessário, pode adquirir o vírus e transmitir no ambiente domiciliar, que é onde a pessoa chega e não usa máscara e tem contato mais próximo”, disse Mauro Ternes.

O superintendente da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia terminou falando da nova metodologia de realização do teste, com captura de sangue pela veia e não mais de forma superficial pelo dedo, e os procedimentos tomados a partir dos testes com resultado positivo.

Veja a entrevista completa:

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnologicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.