Prefeitura de Goiânia amplia o Teste do Olhinho em bebês

Exame será realizado na primeira consulta da criança e possibilita o diagnóstico precoce de doenças congênitas como o glaucoma

Cerca de 1.600 bebês nascem por mês na rede pública de saúde da capital todos os meses. E a prefeitura vai ampliar neste público o Teste do Reflexo Vermelho, mais conhecido como Teste do Olhinho. Por ele, é possível antecipar o diagnóstico de muitas doenças oculares congênitas.

Hoje, o teste é feito somente nas maternidades, mas com a ampliação do exame passará a ser realizado sempre na primeira consulta da criança após o nascimento. Todos os Centros de Saúde da Família (CSF) terão ao menos um médico capacitado para realizar o Teste do Olhinho.

A médica oftalmologista Raquel Coelho falou ao Jornal Brasil Central sobre a importância do exame. Segundo ela, o teste no olho do recém-nascido possibilita diagnosticar precocemente doenças congênitas, como glaucoma e catarata.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.