Planejador financeiro esclarece sobre as facilidades do PIX

Para Maurício Vono, o PIX veio para facilitar a vida do cliente de banco, porque não cobra tarifa, a transferência é feita na hora, também nos feriados e fins de semana, e durante as 24 horas

Uma nova forma de transferir dinheiro entre contas de bancos diferentes e fazer pagamentos, sem a cobrança de tarifas, denominada PIX, entra em vigor hoje no Brasil. Em entrevista ao TBC 1, o planejador financeiro Maurício Vono disse que essa é uma maneira moderna e que facilita a vida dos correntistas. “Moderniza o que já existia para fazer transferências bancárias. Antes, tinha o TED e o DOC. A diferença: é mais simples; para fazer o TED eu preciso de cinco informações; agora, com o PIX, precisa-se apenas de uma chave, que pode ser o CPF, o e-mail e até mesmo o número do telefone”, afirmou.

Segundo ele, a segurança é total, porque primeiro o cliente terá de cadastrar uma chave no aplicativo do banco e o máximo que alguém poderá fazer, estando de posse de sua chave, é transferir dinheiro para você. “É como se fosse a conta, o código que define que aquele banco tem o cadastro para receber o seu dinheiro”, observou, acrescentando que o cliente poderá cadastrar em quantos bancos ele tiver conta e quiser.

Limite

Sobre o limite, informou que não existe um preestabelecido, “mas cada banco, até por segurança, vai fazer as suas limitações de valor. Assim como já ocorre na TED, você pode cadastrar e, caso precise de um valor maior, poderá solicitar previamente ao banco para que ele autorize um valor maior”, assinalou, observando que cada banco vai fazer o seu gerenciamento de limite, por questão de segurança. Disse também que todos os bancos estão disponibilizando esse serviço, porque é interesse dele ter o cliente fidelizado.

“Apesar de o banco perder essa tarifação da TED e do DOC, essa receita ele já estava perdendo com a modernização do sistema bancário, com os novos bancos digitais, que já são isentos dessas taxas. O banco agora acelerou o processo de destarifação e aí ele quer na verdade manter você como cliente, podendo fazer um empréstimo, um financiamento, investimento ou outros produtos e serviços”, assinalou.

Para ele, outra diferença é que o dinheiro cai na conta da pessoa imediatamente, independente de ser fim de semana ou feriado e também do horário, porque vai funcionar 24 horas. Informou ainda que o cliente poderá cadastrar em quantos bancos quiser, mas utilizando chaves diferentes.

Confira a entrevista na íntegra:

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnologicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.