Pedido de medicamento de alto custo passa a ser feito pela internet

Itens disponíveis na Central Estadual de Medicamentos podem ser solicitados por meio do Portal Expresso

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aceita desde a última segunda-feira (5) solicitação de medicamentos de alto custo pelo SUS totalmente digital. A novidade beneficia usuários que tinham que se deslocar até a Central Juarez Barbosa, em Goiânia, ou fazer o pedido via e-mail. Agora, a retirada é autorizada no prazo de cinco dias. “Estamos possibilitando maior comodidade e agilidade para que o paciente, da sua residência, da sua cidade, possa fazer a solicitação de medicamento e vir até a CEMAC somente para retirá-lo”, explicou o diretor-geral do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (CEMAC JB), Roney Pereira. A entrevista foi exibida no Jornal Brasil Central desta segunda-feira (5).

A Central recebe por dia até 150 cadastros de novos usuários. Para efetuar o procedimento, basta acessar o Expresso no endereço www.go.gov.br e procurar pelo serviço “Solicitar Medicamentos de Alto Custo – CEMAC JB” e se identificar por meio de login e senha utilizados na plataforma gov.br. O Juarez Barbosa oferece 147 medicamentos utilizados no tratamento de 102 doenças, entre elas síndromes graves e problemas de saúde crônicos. 

De acordo com a SES, a unidade atende mais de 1,3 mil pessoas por dia e possui 60 mil pacientes ativos cadastrados. “Temos um rol de medicamentos que foram padronizados no SUS, pelo Ministério da Saúde. Todas as pessoas têm direito, basta apresentar os documentos listados no site para abrir o processo e encaminhá-lo pela plataforma digital’, explicou o diretor-geral da CEMAC. O paciente do interior pode retirar o medicamento na Policlínica da região ou, ainda, procurar a secretaria municipal de saúde do município que tem um representante junto à CEMAC. 

ABC Digital
 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.