Palestra organizada pela ouvidoria da ABC enfatizou as boas práticas de governança e compliance

Na plataforma da internet, palestra foi ministrada pela economista Stella Márcia Oliveira Modes Lino, que é superintendente de Ouvidoria da Saneago

Com formação em economia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Stella Márcia Oliveira Modes Lino, superintendente de Ouvidoria da Saneago, ministrou palestra, pela internet, promovida pelo Comitê Setorial de Compliance Público da Agência Brasil Central (ABC), sobre o tema “Ética no Setor Público, a Implementação no Estado e o Código de Integridade e Condutas”. Falou sobre as boas práticas de governança e compliance como um pilar de sustentação para o trabalho, o Código de Conduta e Integridade, o que rege o Código de Conduta Profissional do servidor da administração e também sobre os princípios que devem reger a conduta do servidor público.

Entre os princípios do Código de Conduta e Integridade, apontou: a necessidade de focar sempre as estratégias voltadas para a satisfação do cliente, interno e externo, priorizando a excelência do serviço; o emprego de uma conduta proativa que induza ao cumprimento da missão e da superação dos resultados esperados, e a agregação de valor aos empregados e aos demais públicos de relacionamento do órgão, com princípios éticos e humanos que conciliem o desenvolvimento individual e corporativo, para ter diversidade com equidade, sem qualquer tipo de favorecimento ou discriminação e repudiando o trabalho infantil ou escravo.

Sobre ética, disse que é o conjunto de valores e princípios usados para responder a três perguntas básicas da vida: quero?; devo?; posso?, e arrematou com um pensamento do filósofo Mario Sérgio Cortella: “Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo: e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve”. Abordou também os princípios que regem as administrações direta e indireta: legalidade; impessoalidade; moralidade; publicidade e eficiência.

A ouvidora da ABC, Darlene Bastos Aranha Rocha Carvalho, uma das organizadoras do evento, disse que a palestra atingiu o objetivo de ampliar a difusão de temas importantes à cultura da ética e da transparência na agência. Houve a participação de mais de 60 pessoas, sendo 15 da ABC. Participaram também servidores da Ouvidoria da Controladoria Geral do Estado, das Ouvidorias das Secretarias de Administração, de Desenvolvimento e Inovação, de Cultura, Segurança Pública, da Educação, Saúde, Comunicação, Goinfra, Detran, Goiásparcerias, Universidade Estadual de Goiás e Goiás Turismo.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnologicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.