Nutricionista dá dicas no TBC 1 para perder o peso ganho na pandemia

Karina Portilho sugeriu desassociar ansiedade de comida e manter alimentação balanceada e saudável, rica em frutas, legumes e cereais

A nutricionista Karina Portilho e a apresentadora Michelle Bouson, nos estúdios da TBC

Na reclusão domiciliar contra a pandemia de coronavírus, muita gente acabou ganhando uns quilinhos a mais nos últimos meses. Para reverter esse quadro e manter um isolamento social com saúde e qualidade de vida, o telejornal TBC 1 ouviu nesta quarta-feira, 16, algumas dicas da nutricionista Karina Portilho.

Ela conversou por videochamada com a apresentadora Michelle Bouson e disse que o importante é buscar equilíbrio na hora das refeições, sem precisar excluir nenhuma delas. O ganho de peso, disse, costuma vir mais pela ansiedade do que propriamente pela alimentação.

“Quem tem ansiedade muito grande tem que arrumar uma forma de não vincular isso com alimentação. A gente sabe que há essa associação, porque bebida alcoólica, doces e massas dão muito prazer, mas é preciso controlar a quantidade e tentar vincular esse sentimento [de ansiedade] com outra coisa”, sugeriu.

Karina Portilho falou também da importância em buscar sempre uma alimentação balanceada, aproveitando a possibilidade de ficar mais em casa durante a pandemia para preparar comida saudável. Ela destacou o consumo de frutas, legumes e cereais e negou a crença de que o consumo de chás, por exemplo, possa ter efeito emagrecedor.

“Chá é bom, mas não emagrece, não faz milagre. Ele tem poder pontual, de acordo com suas diferentes propriedades. Emagrecer é balanço energético negativo, é você comer menos do que gasta. Ponto.”, enfatizou no final.

Confira a entrevista completa:

ABC Digital