No TBC 2, secretário-geral da Governadoria fala sobre o primeiro seminário on line promovido pela Pasta

Na entrevista, Adriano da Rocha Lima falou sobre o webinar, que começa nesta quarta-feira, 16, e sobre a importância da ética para a convivência em sociedade

O apresentador Guilherme Rigonato e o secretário-geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, nos estúdios da TBC

A Secretaria-Geral da Governadoria do Estado promove o primeiro seminário webinar da Pasta a partir desta quarta-feira, 16. O tema central é a ética. A palestra de abertura foi proferida pelo secretário-geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, que é mestre em filosofia pela UFRJ. Outro palestrante será o professor Clóvis Barros Filho, muito conhecido na internet.

Em entrevista concedida nesta terça-feira, 15, no estúdio da TV Brasil Central, ao apresentador do TBC 2, Guilherme Rigonato, Adriano Rocha Lima definiu a ética, “de uma maneira muito simples”, como o uso da nossa inteligência a serviço de convivência, da melhor vida em sociedade.

Instinto e razão

Segundo ele, nós, seremos humanos, somos duplamente determinados. Por um lado, temos desejos, inclinações, instintos; e por outro lado temos a razão, que nos orienta nas ações corretas, baseadas nos nossos valores, na forma que devemos agir, sempre em benefício da coletividade. Reforçou que a ética serve para isso, embora muitos a relacionem (ou a falta de ética) com corrupção, que é algo feito em benefício de uma minoria.

“Tudo que é em benefício de uma maioria, de uma coletividade, é tratado pela ética, essa capacidade que só o homem tem em deliberar sobre sua própria vida e melhorar a vida em sociedade”, disse o secretário.

Ele informou que a Pasta vai fazer uma série de postagens nas redes sociais a respeito de 18 virtudes morais. Falou também sobre a programação do webinar sobre ética, uma ação realizada em conjunto com a Controladoria-Geral do Estado, dentro do programa Compliance Público. O objetivo do programa é disseminar os conceitos da ética para o funcionalismo público atender melhor o cidadão, destacou.

Confira a íntegra da matéria:

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnologicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.