No TBC 1, odontólogo dá dicas de higiene bucal durante a pandemia

Entre as orientações, cirurgião dentista Carlos Bandeira sugeriu mergulhar a escova dental numa solução de clorexidina após o uso

A apresentadora Eva Taucci e o cirurgião dentista Carlos Bandeira Júnior, nos estúdios da TBC

Com o uso frequente das máscaras escondendo o sorriso durante a pandemia de coronavírus, muita gente pode acabar negligenciando os cuidados diários com a saúde bucal. Para falar sobre como proceder para a correta escovação e demais cuidados com a limpeza dos dentes, o telejornal TBC 1 recebeu nesta quarta-feira, 15, o cirurgião dentista Carlos Bandeira Júnior.

Ele esteve nos estúdios da TV Brasil Central participando da coluna Bate-papo do Dia com a apresentadora Eva Taucci. Bandeira Júnior levou alguns itens do kit de escovação para demonstrações, projetou slides e incluiu uma orientação quanto ao risco de contaminação por vírus e bactérias dentro de casa, por meio desses itens de limpeza bucal partilhados por familiares.

“Eu gostaria de salientar que a cárie e as doenças periodontais, das gengivas, são doenças infectocontagiosas, são, portanto, transmissíveis”, disse Bandeira Júnior durante as demonstrações que sugeriram que o kit de escovação deve ser individual, incluindo o tubo de pasta dental. O dentista indica ainda cuidados especiais com a escova, que não deve ser partilhada e nem mesmo repousar próxima das demais escovas dos familiares.

Outra dica de higienização da escova é mergulhá-la numa solução própria após o uso, disse Bandeira Júnior. É a solução de clorexidina 0,12%, que deve ser colocada num copo descartável onde a escova ficará com cabeça de cerdas mergulhada por cerca de 30 minutos. Ele finalizou reforçando que toda a higienização bucal deve ser feita sempre após as refeições, no mínimo três vezes ao dia.

Confira todas as orientações na entrevista completa:

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnologicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.