No TBC 1, coach dá dicas de como se reinventar econômica e financeiramente neste momento de crise

Para Gustavo Sampaio, é preciso considerar as novas tecnologias, o mundo da internet, se reinventar e pensar positivamente

Apresentadora Danila Bernardes e master coach Gustavo Sampaio nos estúdios da TBC

No Bate-Papo do Dia hoje, 1, no TBC 1, comandado por Danila Bernardes, o master coach Gustavo Sampaio deu inúmeras dicas de como se comportar econômica e emocionalmente neste período de acentuada crise por causa da pandemia da Covid-19. Para ele, este é o momento de se reinventar. “Muitas pessoas acreditam que quando voltar ao normal as coisas voltarão ao que estaria antes. E não é verdade. As pessoas descobriram agora a tecnologia, a forma de consumo está diferente, a forma de buscar serviço também. Ou seja, essa aceleração tecnológica aconteceu. É importante buscar capacitações, pois há várias oportunidades na internet, cursos etc.”, afirmou.

Sobre o teletrabalho, observou que é fundamental estabelecer uma rotina dentro de casa, porque algumas pessoas confundem achando que é férias, “mas profissionalmente falando é um momento de se reinventar, de desenvolver novas habilidades”. Ele deu dicas que podem ser buscadas no Instagram @gustavosampaio.oficial, onde há uma plataforma de cursos de inteligência emocional, venda, finanças e está aberta por 30 dias gratuitamente. Disse que trabalhando em casa a pessoa precisa se arrumar, cumprir a jornada e estar preparada para participar de reuniões a qualquer momento. Para dar certo, sentenciou, é necessário um bom acompanhamento dos líderes.

Para ele, este é o momento também de as pessoas se entenderem emocionalmente, manterem a calma e com sanidade emocional. “Todos temos duas opções, ou fazemos parte do problema ou da solução. Na solução, você vai ter contato com pessoas que tenham uma visão mais positiva do cenário. Se for para o negativo, sua energia vai baixar, a criatividade também, por isso é preciso pensar no que vai fazer na frente, acreditando que as coisas vão mudar para melhor. Outra coisa é a meditação. Isso baixa as emoções e ajuda muito a pessoa”, sinalizou.

Gustavo foi enfático quanto à presença da tecnologia hoje na vida das pessoas, assegurando que a internet se tornou porta para o consumo, de alimentos, roupas e tudo o mais. Observou também que todo planejamento mudou com essa situação. “Digo que um planejamento de longo prazo é o planejamento de um dia, porque em um dia pode mudar tudo. Mas tem um ponto muito importante, que chamo de princípio. Se você tinha um plano que não funciona mais agora, não tem problema, você pode rasgar ele, mas imediatamente faça outro plano” ponderou, para ao final considerar: “Não ande sem um plano”.

A entrevista está disponível na íntegra abaixo:

ABC Digital