No Boa Noite Goiás, presidente da Ceasa-Goiás mostra resultados e destaca avanços

Além de Lineu Olímpio, programa recebeu também o deputado estadual Bruno Peixoto, que discorreu sobre projetos de interesse da população goiana em discussão na Assembleia

O presidente da Centrais de Abastecimento de Goiás S/A (Ceasa-Goiás), Lineu Olímpio de Souza, em entrevista ao programa Boa Noite Goiás na terça-feira, 22, mostrou dados positivos da empresa que, atualmente, ocupa a quinta posição entre as 70 Ceasas existentes no País em valor comercializado e o quarto lugar em volume de produtos. “Além do recebimento, estocagem e distribuição de hortifrutigranjeiros para Goiânia e Goiás, também atendemos os mercados de várias outras unidades da Federação, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste”, enfatizou o presidente.

Lineu Olímpio destacou também a grandiosidade econômica da Ceasa-Goiás, com negócios anuais que totalizam R$ 2,4 bilhões mediante a comercialização de quase 1 milhão de toneladas de produtos. “O mais relevante é que a Ceasa é uma empresa estadual, da qual o Estado detém 99,9% das ações e cerca de 70% do que recebemos e comercializamos são produtos provenientes de Goiás e outros 30% vindos de outros Estados”, explicou ele. Acrescentou que a Ceasa atua principalmente no atacado, mas também no varejo e qualquer cidadão pode adquirir produtos na área denominada Pedra, com preços acessíveis. Conforme informou, passam pela Ceasa 14 mil pessoas e 5 mil veículos todos os dias.

Na área de gestão, o presidente afirmou que está empenhado em consolidar dois projetos prioritários. Um deles, é o tratamento e a destinação correta do lixo produzido no local, que totaliza 25 toneladas por dia. Outro é a implantação de uma usina fotovoltaica, de modo que a unidade gere, ela mesma, a energia que consome. Lineu Olímpio também disse que desenvolve ações para estimular e apoiar novos produtores. Eles devem procurar a Ceasa, descrever o que estão produzindo e manifestar interesse na venda. Faz-se o cadastro e um técnico da Emater-Goiás visita a propriedade, verifica as quantidades produzidas, a qualidade dos produtos e a capacidade de oferta. Após isso, o produtor recebe autorização para comercializar a produção. Na área social, citou o programa Banco de Alimentos no âmbito do Goiás Social, em parceria com a OVG, que atende centenas de famílias carentes.

Bruno Peixoto

O deputado estadual Bruno Peixoto (MDB), que também participou do programa apresentado pelo jornalista Paulo Beringhs, apontou muitos projetos que estão em discussão na Assembleia Legislativa, todos de interesse da população goiana, com destaque para a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto de Gastos, que faz parte das medidas do Governo Estadual na proposta de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do Governo Federal.

Bruno Peixoto explicou que há muita desinformação quanto à PEC, especialmente em relação à realização de novos concursos, promoções, cumprimento de data-base e outros benefícios aos servidores públicos. “O foco não é esse. Iremos ter novos concursos, as promoções serão mantidas, as datas-bases serão cumpridas, desde que não ultrapasse o teto de gastos. Esse cuidado o governador Ronaldo Caiado já toma desde que assumiu o Governo, com muito equilíbrio e foco na probidade administrativa”, enfatizou o parlamentar.

Ainda durante o programa, ambos os entrevistados falaram sobre assuntos diversos, como o caso Lázaro, para o qual eles esperam um desfecho rápido e seguro para todos os envolvidos. O deputado Bruno Peixoto enalteceu a gestão implementada na Agência Brasil Central pelo presidente Reginaldo Júnior. “É um exemplo de conteúdo e gestão, com medidas inovadoras que servem de espelho para outros veículos de comunicação”, concluiu.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.