De Olho no Voto: Maguito Vilela vence em Goiânia, Roberto Naves em Anápolis

Equipes de reportagem das emissoras de TV e rádio da Agência Brasil Central realizaram, neste domingo, cobertura especial do segundo turno das eleições nas duas cidades goianas

No início da noite deste domingo, 29, Maguito Vilela (MDB) foi eleito prefeito de Goiânia no segundo turno das eleições municipais de 2020, com 277.497 votos (52,6%% do total válido). Vanderlan Cardoso (PSD) ficou em segundo lugar, com 250.036 votos (47,4%).  A diferença foi bem menor que a divulgada pelas últimas pesquisas de intenção de voto que apontavam uma diantera de 20% para Maguito Vilela. No entanto essa diferença foi de apenas 5%. A abstenção do segundo turno neste pleito foi expressiva na capital: 36,75%.

Já em Anápolis, a outra cidade goiana onde também houve segundo turno, o atual prefeito Roberto Naves (PP) foi reeleito com 101.349 votos (61,28% dos votos válidos), enquanto seu adversário, Antônio Gomide (PT), teve 64.046 votos (38,72%). A abstenção em Anápolis ficou em 32,9%. A apuração dos votos nas duas cidades foi rápida. Menos de duas horas após o encerramento do pleito, já foi possível saber os nomes dos prefeitos eleitos de Goiânia e Anápolis.

Ao longo do dia, os telespectadores, radiouvintes e internautas da TV Brasil Central, rádios Brasil Central AM e RBC FM, e redes sociais da Agência Brasil Central (ABC) acompanharam a movimentação nas seções eleitorais, os votos dos candidatos e do prefeito Iris Rezende, entre outras informações relacionadas ao segundo turno, tanto da votação quanto da apuração dos votos. Também foram divulgadas informações sobre o segundo turno em outras cidades e capitais do País.

A novidade ficou por conta das participações ao vivo, direto de São Paulo, do repórter Pedro Henrique Rabelo, que trouxe notícias atualizadas a respeito do estado de saúde de Maguito Vilela. O prefeito eleito de Goiânia permanece internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, em tratamento contra as complicações decorrentes da Covid-19. A equipe de reportagem está em São Paulo desde o último dia 18, transmitindo em primeira mão os boletins médicos de Maguito.

De Olho no Voto

Ao meio dia, a TV Brasil Central exibiu a primeira edição do programa especial De Olho no Voto, com apresentação de Eva Taucci e comentários políticos do jornalista Marden Costa Júnior e do especialista em comunicação estratégia Antônio Leal. Ao longo do dia, foram transmitidos boletins de notícias sobre o pleito.

A segunda edição do programa especial De Olho no Voto Apuração foi apresentada a partir das 17 horas, pelos jornalistas Paulo Beringhs e Rafael Vasconcelos, com a participação do advogado Dyogo Crossara, especialista em Direito Eleitoral. As duas edições do programa foram retransmitidas simultaneamente pelas rádios Brasil Central e RBC FM.

Na segunda edição do programa De Olho no Voto, os apresentadores destacaram a situação inusitada da eleição de Goiânia, onde um dos candidatos, Maguito Vilela, que se sagrou vencedor no pleito, está há 34 dias hospitalizado em São Paulo e inconsciente, portanto não sabe que ganhou. Também foi comentada a expressiva abstenção verificada no segundo turno na capital:, acima de 35%.

Próximos acontecimentos

Dyego Crossara explicou alguns pontos sobre a vitória de Maguito Vilela e os próximos acontecimentos. Disse que, para a diplomação, não é necessária a presença de Maguito. Já a posse é presencial. A Lei Orgânica do Município de Goiânia exige a presença do eleito, que na ocasião deve fazer juramento. A data da posse, prevista para o dia 1º de dezembro de 2021, pode ser mudada com a autorização da Câmara Municipal, composta pelos novos vereadores eleitos no pleito de 2020, esclareceu o especialista em Direito eleitoral.

A programação ao vivo da TV Brasil Central também pôde ser acompanhada pelo cidadão, pela página da emissora no YouTube (Youtube.com/tvbrasilcentral). Um site especial reuniu toda a cobertura especial das eleições pela Agência Brasil Central. Veja em www.brasilcentralaovivo.com.br

 

ABC Digital

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.