Lincoln Tejota destaca avanços e saldo positivo do programa Goiás de Resultados

Vice-governador mostrou indicadores expressivos no atendimento das necessidades prioritárias dos cidadãos em todas as áreas da gestão. Também disse que há muitas entregas a serem feitas até o fim de 2022

Entrevistado no programa Boa Noite Goiás na quinta-feira, 26, o vice-governador Lincoln Tejota destacou os avanços do programa Goiás de Resultados, ferramenta implementada pelo Governo Estadual com o objetivo de mudar paradigmas na administração pública e assegurar o atendimento das necessidades prioritárias dos cidadãos. “Goiás experimenta um novo patamar na gestão pública, com inúmeras entregas que vêm mudando para melhor a vida das pessoas”, enfatizou Tejota. Ele também acrescentou que o Governo tem uma vasta programação de entregas de resultados até o fim de 2022, que inclui obras, serviços e benefícios.

O vice-governador citou diversos exemplos de programas, ações e projetos que fazem parte das diretrizes estruturantes e metas estratégicas do Goiás de Resultados já consolidados. Ele lembrou os investimentos feitos da Educação, que somam até agora mais de R$ 1,3 bilhão, em especial na reforma de escolas, construção e melhoria de quadras esportivas, distribuição de uniformes, tênis e materiais escolares. Também destacou as ações do Governo Estadual no apoio ao setor cultural, ressaltando que o Caminho de Cora é uma das entregas que vão produzir transformação social.

Outro exemplo citado se refere à regionalização da saúde, com implantação de policlínicas, conclusão de hospitais e interiorização dos leitos de UTI, que antes só eram ofertados em Goiânia, Anápolis e Aparecida e hoje estão presentes em 21 cidades goianas, que contam com unidades regionais de saúde. Ainda nessa linha, apontou a elevação da oferta de UTIs, que saltou de 254 unidades em 2018 para mais de mil atualmente, além de mais de 3 mil leitos de enfermaria.

Lincoln Tejota discorreu também sobre o programa de ressocialização de presos, após o atual governo ter encontrado uma situação precária na gestão prisional. O principal avanço foi a política do trabalho carcerário, que hoje já ocupa em atividades produtivas cerca de 4 mil detentos. Ele disse que o Estado trabalha para ampliar esse número, já que a população carcerária chega a 21 mil pessoas em Goiás.

Digitalização

Ainda no âmbito do Goiás de Resultados, Lincoln Tejota destacou o esforço do Governo com o objetivo de chegar ao fim de 2022 com um Estado totalmente digitalizado, com plataformas de dados integradas, disponibilizadas e compartilhadas pelos diversos órgãos do Governo. Ele lembrou metas já consolidadas, como o Bebê Ipasgo, pelo qual as crianças nascidas já saem dos hospitais com certidão de nascimento e RG digitalizados. Também a implantação nas escolas públicas estaduais do sistema de Reconhecimento Facial, que indica a chegada e permanência dos alunos na escola, além de gerar informações para o transporte e preparação de merenda de forma adequada.

Outro passo fundamental na digitalização é o Portal Expresso, que reúne dezenas de serviços oferecidos aos cidadãos em uma mesma plataforma, com soluções práticas e rápidas para suas demandas. Também já está em andamento a implementação do Sistema Estadual de Informações Cidadãs (SEIC), uma espécie de banco de dados digitais que permite o compartilhamento de informações biométricas, identidade Digital, Carteira Nacional de Habilitação e outros dados entre os diversos órgãos do Governo, como Polícia Civil, Detran, Segurança Pública. “O que percebemos e estamos corrigindo é a superposição de ações nas diversas Pastas. Com o Goiás de Resultados, há um diálogo permanente entre todas as áreas do Governo para racionalização dos serviços, culminando com a redução de gastos e mais eficiência no atendimento aos cidadãos”, enfatizou o vice-governador.

Tejota destacou que o Goiás de Resultados envolve a participação de todos os órgãos do Governo, sendo que as Pastas são as responsáveis pela execução dos programas e projetos e consolidação dos resultados. É composto por oito grandes diretrizes estruturantes, 20 metas estratégicas, 32 entregas que efetivamente produzem transformação social e 99 projetos que geram legado de realização no Governo. Além disse, no momento são acompanhados e monitorados 232 produtos já entregues e em andamento, por meio de Painéis de Controle do programa. Para saber mais sobre o Goiás de Resultados, acesse o site www.vicegovernadoria.go.gov.br

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.