Justiça do Trabalho promove o “Mês da Conciliação” com audiências virtuais

Evento é uma alternativa à tradicional Semana da Conciliação cancelada em maio e aumentará audiências virtuais em 50% no TRT de Goiás

A Justiça do Trabalho realiza neste mês o chamado “Mês Nacional da Conciliação”. Com o slogan “O mundo precisou mudar, a forma de conciliar também”, o formato é uma alternativa à Semana Nacional de Conciliação, promovida anualmente em maio, mas que este ano foi cancelada em razão da pandemia da Covid-19.

Em Goiás, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 18ª Região promoverá audiências de conciliação até o próximo dia 30 de forma virtual. Para falar do assunto, o radiojornal O Mundo Em Sua Casa desta terça-feira (3) contou com a participação do juiz Eduardo Tadeu Thon, coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do TRT de Goiás.

Em entrevista aos apresentadores Gil Bonfim e Paulo Henrique Santos, Eduardo Thon disse que o tribunal pretende ampliar em 50% as cerca de 80 conciliações diárias realizadas atualmente. Ele ressaltou a importância de as pessoas valorizarem mais as conciliações.

“A conciliação é a melhor forma de solução de conflitos. Porque ela é mais rápida e sem riscos. O direito depende muito do entendimento dos julgadores. Ninguém pode prever qual vai ser o resultado de uma demanda. Existe o que a gente chama de riscos da decisão e a conciliação pode evitar uma solução pior e mais demorada”, disse o juiz trabalhista.

Confira a entrevista na íntegra:

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.