Hospital de Doenças Tropicais completa 46 anos

HDT é especializado em doenças infecciosas e tem qualidade certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) completou 46 anos no último dia 10. A unidade de saúde é especializada em doenças infecciosas e tem a qualidade certificada pelos selos de qualidade 1 e 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Foi que mostrou reportagem veiculada no O Mundo em Sua Casa desta segunda-feira (16).

Com uma visão humanizada, o HDT realiza por mês, em média, 3.870 atendimentos médicos emergenciais e ambulatoriais, 8 mil atendimentos multidisciplinares e 270 internações. A unidade conta com 121 leitos em operação e é referência no Estado de Goiás em atendimentos de média e alta complexidade, com prioridade para doenças infecciosas, infectocontagiosas e dermatológicas.

O HDT também se destaca pelos programas fornecidos aos pacientes, como o Prevenir para Vida, que existe há mais de 15 anos e arrecada leite em pó para doação às mulheres que vivem com o vírus HIV e não podem amamentar seus filhos. O projeto garante que essas crianças recebam leite especial até atingirem um ano e meio de vida. A psicóloga do setor de adesão do HDT, Beatriz Santos, explica que a doação do alimento para as mães favorece maior adesão ao tratamento.

Na última gestão do Governo Estadual, ocorreram investimentos e melhorias nas instalações do HDT.  “Do último ano pra cá adquirimos muitos equipamentos hospitalares de alta tecnologia”, contou a assessora técnica do HDT, Nathalia Mosonowa. São 46 anos atendendo pacientes dos 246 municípios goianos e de todo o País nas suas mais diversas necessidades de saúde. Nas últimas décadas, o hospital desenvolveu expertise para o enfrentamento de vários surtos epidêmicos de doenças graves e, atualmente, é uma referência em casos contra a Covid-19.

História

A fundação do HDT, em 10 de janeiro de 1977, é reflexo da conjunção dos antigos hospitais Osvaldo Cruz e Pênfigo. Entre 1972 e 1976 ocorreu uma epidemia de doenças meningocócicas em Goiás e não havia estrutura suficiente para atender a demanda. O HDT surgiu da necessidade da criação de um hospital que atendesse portadores de doenças infecciosas e dermatológicas.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.