Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás deve começar a funcionar nesta sexta-feira, dia 5

Anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado durante live e seria dia 3. Hoje, 2, no entanto, ele esteve com o presidente Bolsonaro e marcaram a inauguração para sexta-feira, 5. Live teve a participação do presidente da Goinfra, Pedro Sales

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, o governador Ronaldo Caiado e o apresentador Daniel de Paula, em live realizada pela ABC

Na próxima quarta-feira, 3, o Hospital de Campanha (HCamp) de Águas Lindas de Goiás terá condições de começar a operar e atender pacientes da Covid-19 da Região do Entorno do Distrito Federal. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado, nesta segunda-feira, durante live realizada para as emissoras da Agência Brasil Central (ABC). A transmissão contou com a participação do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, e apresentação de Daniel de Paula. No entanto, hoje, 2, depois de um encontro com o presidente Jair Bolsonaro, o governador confirmou que acertaram a inauguração do HCamp de Águas Lindas para a próxima sexta-feira, 5. 

O HCamp de Águas Lindas foi construído pelo governo federal e entregue ao Governo de Goiás. Caiado disse que vai convidar o ministro da Saúde. Eduardo Pazuello, e o presidente Jair Bolsonaro para participarem da inauguração do hospital de campanha. Mas antes mesmo que seja definida uma data para o evento, a unidade já irá receber pacientes acometidos da doença. O HCamp de Águas Lindas será o segundo público preparado para receber pessoas acometidas da doença provocada pelo novo coronavírus na região do Entorno do DF.

Confira outros trechos da live:

Covid-19

O governador Ronaldo Caiado apresentou os números da Covid-19 daeda segunda-feira em Goiás: 3.874 casos confirmados, outros 23 mil suspeitos e 127 óbitos. Entre as cidades com maior incidência de casos confirmados da doença estão Goiânia (1.724), Aparecida de Goiânia (421), Anápolis (155), Novo Gama (66), Padre Bernardo (47), Cidade Ocidental (24), Luziânia (76) e Valparaíso (131). Ele lamentou a morte do primeiro policial militar vítima da Covid-19 no Estado, o soldado PM Ubirajara Luís de Sales, de 37 anos. “Isso é para dizer que a tese apenas de que os idosos são mais suscetíveis (à doença), tudo bem, mas não quer dizer também que esse vírus não seja letal para as pessoas mais jovens”, alertou.

Daia

Caiado informou que área de 87 alqueires, cerca de 430 hectares, em Anápolis, situada ao lado do Distrito Agroindustrial do município (Daia), após ter toda sua documentação regularizada, foi destinada à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). Agora estará à disposição de novas empresas que tenham interesse em investir em Goiás e se instalar no Daia. Pedro Sales acrescentou que essa nova área vai contribuir para que (a economia de) Anápolis se desenvolva e se expanda ainda mais.

Goinfra

O presidente da Goinfra relatou as dificuldades de pessoal que a Agência enfrentou, pelo fato de contar com grande número de funcionários de idade elevada e que tiveram de se afastar do trabalho por fazerem parte do grupo de risco da Covid-19. Foi necessário um rearranjo nas equipes e inclusive a realização de um processo seletivo para contratar profissionais. Disse que duas obras na área da Saúde são prioridade para a Goinfra: Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, e Hospital de Uruaçu. 

Goinfra 2

Outro compromisso do presidente da Goinfra, informou, é dar total prioridade às obras do sistema socioeducativo. Ele anunciou que, dentro de menos de um mês, deve ser inaugurado o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Itaberaí. Também estão sendo retomadas as obras de outras unidades. Falou ainda sobre obras do sistema prisional. O presídio de Águas Lindas foi concluído e deve ser inaugurado no final de junho. Está em fase de concepção de projeto uma nova unidade do semiaberto em Aparecida de Goiânia, dentro do complexo prisional, no intuito de desativar a unidade anterior, que é uma tratativa com o Ministério Público.

Rodovias

Pedro Sales falou que a Goinfra tem reserva de R$ 90 milhões no seu caixa. Logo será lançado um novo programa de restauração de rodovias, com empresa supervisora, laboratório e nova metodologia de trabalho, que garantirão melhor qualidade ao resultado. Estimou que em outubro ou novembro próximo deverá ser lançado o programa de pavimentação de rodovias da atual gestão, a ser implementado nos próximos dois anos. Este programa também será mais eficiente, com nova metodologia, garantiu.

Aeródromos

Em oito meses, a Goinfra conseguiu a reabertura de 18 aeródromos no Estado, através da atuação de uma equipe de profissionais especializados em atuar para atender as exigências de homologação do funcionamento dessas unidades. Afirmou que o processo nesse setor está avançando. Citou os casos dos aeródromos de Posse, onde foi inaugurada uma policlínica; e de Porangatu, cujo hospital municipal recebeu UTIs para tratamento de pacientes da Covid-19. Destacou a importância desses dois aeródromos estarem em operação para possibilitar o recebimento de aviões de pequeno porte com pacientes destinados a tratamento médico.

A live pode ser assistida na íntegra na página da TV Brasil Central no Facebook.

ABC Digital