Hemorrede faz apelo para as pessoas doarem sangue

Esta matéria traz todas as informações necessárias para saber como está o estoque de sangue em Goiás, o que fazer, quem pode doar e em quais locais a coleta está sendo feita

A Hemorrede Pública de Goiás reforça pedido de doação de sangue neste final de ano, isto porque registrou um déficit de 36% nos estoques pelo quinto mês consecutivo. Entrevistada hoje, 22/12, no programa O Mundo em Sua Casa, das rádios Brasil Central AM e RBC FM, a diretora técnica da Hemorrede, Ana Cristina Novais, disse que em função da pandemia da Covid-19 houve uma queda considerável nas doações e também um aumento da demanda. “Ficou uma balança delicada, porque diminuiu a doação e aumentou a distribuição de sangue aos hospitais, inclusive os de campanha, a própria Covid tem uma demanda de plaquetas e hemácias em casos de complicações”, informou.

Segundo ela, as pessoas contaminadas nem sempre estão voltando ao seu estado normal com 14 dias, muitas vezes levam meses para se recuperar e essas pessoas não voltam para a doação. “Nos finais de ano as pessoas viajam e cai naturalmente a doação. Isso é histórico. Mas quando viajam, infelizmente, aumenta o número de acidentes, assim como os domésticos, por causa do alto índice da ingestão de bebidas”, explicou.

Onde doar

Por isso, na entrevista ela pediu à população que, antes de fazer sua viagem, “dê seu presente de Natal fazendo uma doação e é um presente que pode salvar até quatro vidas”. Informou que mesmo sendo ponto facultativo, os bancos de coleta vão atender dia 24 e dia 31 de dezembro, das 8 horas ao meio-dia, em todas as nove unidades de Goiânia e naquelas da Hemorrede situadas em outras cidades do Estado.

“Temos o desafio de convencer as pessoas a saírem de casa na pandemia. Para isso tomamos todas as precauções e seguimos todas as orientações do Ministério da Saúde, para que o doador venha ao hemocentro de forma segura. Doar sangue é seguro”, assinalou, acrescentando que a doação é feita por agendamento, pelo telefone 0800.642.0457, ou no site www.agenda.hemocentro.org.br . Com o agendamento, o doador escolhe o dia e o horário, evitando aglomerações.

Ela fez uma explanação sobre quem pode doar. Para doar, a pessoa precisa ter entre 16 e 60 anos de idade, lembrando que quem for menor de idade precisa da autorização dos pais, ter pelo menos 50 quilos, ter alimentado nas últimas horas, evitando alimentos gordurosos, ter dormido pelo menos seis horas na última noite, levar um documento oficial com foto, ter bom estado de saúde e, por causa deste momento, estar usando uma máscara. Veja a seguir os locais na capital e demais cidades onde a doação de sangue pode ser feita.

GOIÂNIA
Endereço: Av. Anhanguera, 5195 - St. Coimbra

HEMOCENTROS REGIONAIS

CATALÃO