Governo sanciona dois programas de incentivo na área da educação

Bolsa Estudo e Dignidade Menstrual vão beneficiar os estudantes da rede estadual de educação

Dois projetos de lei sancionados pelo governador Ronaldo Caiado vão impactar positivamente na vida dos alunos da rede estadual de ensino. O primeiro é o Bolsa Estudo, que vai oferecer valor mensal de R$ 100,00 para mais de 200 mil estudantes da rede estadual do ensino médio. O outro é o da Dignidade Menstrual para 146 mil jovens, oferecendo absorventes higiênicos para as alunas.

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, explica que o Bolsa Estudo vai ser implementado ainda este ano. “Nós estamos trabalhando com a possibilidade de entregar a primeira parcela agora no dia 15 de dezembro. Vai ser aberto um link, um cadastro, onde o aluno deverá colocar lá seu nome, seus documentos e seu comprovante de endereço. E caso ele tenha menos de 15 anos, quem vai se cadastrar é o responsável por ele”, disse.

Expectativa

O cartão do Bolsa Estudo vai dar direito ao estudante de fazer compras. A secretária ponderou que alguns produtos serão bloqueados no cartão como, por exemplo, a bebida alcóolica. E a expectativa dos alunos é grande. De acordo com a diretora do Colégio Estadual Don Fernando, Idalisa Brasil, os adolescentes já esperam pelo valor de R$ 100,00 que será oferecido pelo Governo.

Aluno do segundo ano do ensino médio, Kevin Rocha disse que vai usar o dinheiro na sua alimentação e para ajudar os pais a pagar as contas de casa. Carolina Parreira é lider de sala no colégio Don Fernando. As meninas da escola sempre a procuram quando precisam de alguma ajuda. Ela relata que algumas já precisaram pegar absorvente emprestado.

“Nós temos evasão, abandono e muitas faltas das alunas por não terem absorvente, o dia que desce a menstruação ela não vai para o colégio. As meninas cadastradas no CadÚnico já podem contar com o absorvente para irem mais seguras para a escola e também para outros ambientes”, ressatou a secretária Fátima Gavioli.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.