Governo de Goiás lança programa Embaixadores da Inovação

Lançamento acontece durante a 2ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, que começou nesta segunda-feira, 19; tema do evento é a Inteligência Artificial (IA)

A Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) lançará nesta sexta-feira, 23, o programa Embaixadores da Inovação, cujo objetivo é promover o mapeamento do ecossistema inovador do Estado. O lançamento acontecerá dentro da programação da 2ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, que começou nesta segunda-feira, 19; e cujo tema é: Inteligência Artificial (IA), a nova fronteira da ciência brasileira.

O titular da Sedi, Márcio César Pereira, esteve no estúdio do TBC2 nesta segunda-feira, 19. Ele conversou com os apresentadores Danuza Azevedo e Guilherme Rigonato sobre o evento e o programa, entre outros assuntos. Segundo ele, o evento, devido às limitações do momento de pandemia da Covid-19, tem a programação toda on line, em sua maioria palestras, dentro de um site, usando o Youtube no processo de divulgação. Foram conectados vários pontos do Estado, através da Escola do Futuro e dos Colégios Tecnológicos, com palestras que têm ligação com o tema.

Inteligência Artificial

O secretário afirmou que a Inteligência Artificial (IA) é um tema muito atual no mundo inteiro. E muitas coisas ligadas à Tecnologia de Informação (TI) estão sendo transformadas em Inteligência Artificial, como por exemplo o reconhecimento facial. Lembrou que Goiás é hoje um dos maiores nomes de IA do Brasil. O Estado conta com o o Instituto Tecnológico denominado CEIA (Centro de Excelência em Inteligência Artificial) da Universidade Federal de Goiás (UFG), que faz o papel de conectar a indústria e a universidade.

Márcio César citou ainda que, um dos eventos dentro da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é o Governo Consciente. Trata-se de um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), onde é aberto às universidades para que elas apresentem projetos, não só ligados à IA, mas também à pesquisa e desenvolvimento (P & D), que resolvam problemas da população e do Governo. Durante a 2ª Semana, serão apresentadas quatro soluções que foram postas para o Governo. Uma delas é a correção automática de redação com o uso da IA, o que facilitará a vida dos professores, adiantou.

A entrevista na íntegra você confere abaixo:

No segundo bloco da entrevista, o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira, falou sobre a Escola do Futuro, oriunda do processo de transformação dos antigos Itegos. Ela é de ensino técnico profissionalizante e voltada exclusivamente para as questões tecnológicas, destacou. Conforme ele, muitas vagas de emprego serão abertas para no setor tecnológico nos próximos anos, e por isso é importante promover a capacitação desses profissionais.

Veja o segundo bloco da entrevista:

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.