Governo do Estado, por meio da CGE, forma Agentes de Cidadania

Meta é repassar conceitos sobre cidadania, transparência pública e canais de ouvidoria, estimulando as pessoas a exercerem controle social na gestão governamental

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), vai ministrar curso para capacitar e estimular pessoas a exercerem controle social da administração pública. Ao todo são 2 mil vagas, com aulas totalmente on line. O tema foi abordado pela gerente de Controle Social da CGE-Goiás, Marjorie Lynn, em entrevista ao TBC2 na quarta-feira, 20, explicando que os interessados devem residir em Goiás, ter idade de 16 anos acima e fazer inscrição até 7 de fevereiro, sem nenhum custo.

“O intuito do Programa Agentes de Cidadania é ensinar conceitos sobre transparência pública, canais de ouvidoria e sobre como o cidadão pode contribuir com a gestão governamental acompanhando, participando e fiscalizando a aplicação dos recursos públicos”, apontou Marjorie Lynn. O programa faz parte de um projeto maior do governo Ronaldo Caiado para ampliar o conhecimento, a parceria e o controle social da população sobre a administração pública.

Aproximação

De acordo com a gerente de Controle Social da CGE o foco principal é abrir espaço para que o cidadão goiano comece a entender os seus direitos e deveres. Segundo ela, é mais uma forma de aproximar as pessoas das ações dos governos, além de compreender como a administração pública aplica os recursos dos impostos. É uma ferramenta democrática de controle social que ajuda o poder público a gerir os recursos com mais transparência, eficiência e probidade.

O curso com 30 horas/aula, será desenvolvido em seis semanas e terá também atividades extras por meio de webinar, com aula inaugural a ser ministrada pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, e abordagem de outros temas por especialistas em webinars a serem transmitidas pelo youtube e outros canais. Será realizado no período de 9 de fevereiro a 31 de março. Para estudantes é possível contabilizar a participação no curso como horas acadêmicas, já que terá certificação da UFG.

Para efetivar as inscrições, os interessados podem acessar o Instagram da Controladoria (@cgegoias) ou entrar diretamente no site www.controladoria.go.gov.br/agentesdacidadania. O curso será realizado no período de 9 de fevereiro a 31 de março.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.