Governo de Goiás promove debate sobre preservação da água

A governança da água, para que ela não falte no futuro, foi o assunto discutido por alunos, cientistas e técnicos da área, no auditório da Seduc, neste 22 de março, Dia Mundial da Água

O Jornal Brasil Central de hoje (22), Dia Mundial da Água, veiculou matéria feita pelos repórteres Jaqueline Moura e Renato Gonçalves sobre a Semana da Água promovida pelo Governo de Goiás, via Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Educação (Seduc) e órgãos afins do governo e da sociedade em geral. Reunidos no auditório da Seduc, alunos entrevistados responderam à pergunta: “O que você faria se a água do mundo acabasse hoje?” As respostas dos alunos foram no caminho da tragédia, do fim da vida no planeta. No entanto, eles se mostraram conscientes da necessidade de preservar hoje para que não tenhamos de ficar sem água no futuro.

Parece estranho, a repórter Jaqueline conclui, mas é justamente isso que vem acontecendo, com as crises climáticas, as tragédias ambientais, a não preservação das florestas e dos rios. O tema debatido girou em torno da governança da água para a purificação das bacias hidrográficas. Secretária da Educação, Fátima Gavioli disse que ali estavam discutindo a importância da água e a preservação, “principalmente no Estado de Goiás onde a gente já teve anos em que houve uma falta de água muito grande”.

Gerente de Projetos Intersetoriais da Seduc, Marcus Silva afirmou que “esse trabalho integrado da governança é que vai trazer corresponsabilidade, porque sem ela não se faz governança. E aí é o governo, é o terceiro setor e é a sociedade. É isso que a semana propõe discutir. Paulo Henrique de Almeida, supervisor de hidrologia da Saneago, falou que para evitar a falta no futuro é preciso cuidar agora. “É muito importante cuidar das águas, porque elas é que dão condição a que todas as atividades humanas sejam realizadas. Não tem como ter uma indústria sem ter água, ter um restaurante sem ter água”, sinalizou.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.