Governo de Goiás cria projeto para reciclagem de eletrônicos

Denominado Sukatech, o projeto atua como centro de recondicionamento de computadores e sucatas eletrônicas, servindo também de escola para jovens interessados na área

A Secretaria de Desenvolvimento e Informação do Governo de Goiás inaugurou, hoje (17), o primeiro centro de recondicionamento de computadores em Goiânia, como parte do projeto Sukatech, que tem por objetivo recolher e reciclar sucatas eletrônicas. O Jornal Brasil Central acompanhou a inauguração e a repórter Brunelle Portela apresentou reportagem de como sucatas eletrônicas que iram para o lixo poluir o meio ambiente estão se transformando em oportunidade de trabalho e aprendizagem para jovens goianos.

A reportagem mostrou o professor Lucas Gabriel como exemplo de superação. Ele foi estudante e hoje é professor do Projeto Sukatech, ensinando os alunos em montagem e manutenção de computadores. Falou que era uma grande experiência e uma novidade, pois saiu de aluno para se tornar professor. Secretário de Desenvolvimento e Informação, Márcio César disse que o programa funciona como reciclagem de lixo eletrônico, aproveitando o descarte de eletrônicos de empresas e órgãos públicos. O presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior, participou da solenidade e o secretário Márcio informou que ela doou câmeras e ilhas de edição, que foram desmontadas, recicladas e estão compondo outros produtos.

Adriano da Rocha Lima, secretário Geral da Governadoria, falou da importância da inclusão das pessoas pela educação, pois “aprendendo como recondicionar um computador, você protege o meio ambiente, porque aquilo que poderia ser descartado indevidamente na natureza, volta como um produto que pode ser utilizado”. A primeira-dama Gracinha Caiado observou que o governo quer dar oportunidade e qualificação. “Isso temos feito com tudo, desde os laboratórios Include, que já vão para 26 municípios, e com o Sukatech que, se Deus quiser, vamos chegar a muitos lugares aqui no Estado de Goiás”, afirmou.

ABC Digital

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.